Campus Sorocaba realiza Universidade Aberta e recebe mais de mil jovens

Equipes dos cursos de graduação realizaram atividades diversas durante a Universidade Aberta, como a observação em microscópios (Foto: João Justi – SeCS-So/UFSCar)

No dia 21 de maio, o Campus Sorocaba da UFSCar realizou a edição 2016 da  Universidade Aberta, no marco das comemorações de 10 anos do Campus. O objetivo do evento é receber a comunidade escolar de Sorocaba e região e apresentar a estudantes do Ensino Médio e de cursos pré-vestibulares a infraestrutura da Universidade e algumas das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no Campus, com ênfase nos cursos de graduação oferecidos.

“Apesar de o Campus Sorocaba estar completando 10 anos, muita gente ainda não sabe que Sorocaba tem uma universidade federal que oferece cursos de nível Superior completamente gratuitos e de alta qualidade. Com a Universidade Aberta temos a oportunidade de trazer as pessoas que estão pensando em seu futuro profissional para dentro da Instituição e mostrar o nosso trabalho, estimulando-as a buscar uma formação qualificada como a oferecida pela UFSCar”, afirma Eli Angela Vitor Toso, Diretora do Campus Sorocaba.

Nesta edição da Universidade Aberta, o Campus Sorocaba recebeu aproximadamente 1.100 estudantes, professoras e professores de 28 escolas das cidades de Itapetininga, Itapeva, Itu, Piedade, Pilar do Sul, Registro, Salto, Salto de Pirapora, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí e Votorantim. Do total de instituições visitantes, 67% são escolas públicas, 18% escolas técnicas, 11% escolas particulares e 4% cursinhos pré-vestibulares.

A programação incluiu palestras, visitas a laboratórios, atrações culturais e salas com apresentações de cada um dos 14 cursos de graduação. As pessoas que visitaram o Campus receberam informações sobre o ingresso e o funcionamento da Universidade, sobre as bolsas oferecidas a estudantes e sobre as possibilidades profissionais e do mercado de trabalho nas áreas dos cursos ofertados.

As equipes dos cursos de graduação também prepararam exposições fotográficas, oficinas, observações microscópicas, coleta de plantas, jogos educativos e rodas de conversa, dentre outras atividades. “O evento foi repleto de atrações criativas capazes de despertar o interesse pelo conhecimento, pela Ciência e pelos estudos de nível Superior”, afirma Ofir Paschoalick Castilho de Madureira, que chefia o Departamento de Ensino de Graduação de Sorocaba (DeEG-So). “Esta é a quinta edição da Universidade Aberta e, a cada ano, recebemos mais pessoas interessadas em ingressar na UFSCar. Desta forma, seguimos estreitando laços com a cidade, sua região e toda a população que nos abriga”, comemora a Diretora do Campus.

Em pesquisa realizada com os participantes, o evento teve 90% de aprovação pelas pessoas responsáveis das escolas, que consideraram a Universidade Aberta uma ótima oportunidade de aproximação da juventude do Ensino Superior público e de qualidade. “O sucesso do evento depende do comprometimento das coordenações dos cursos e do protagonismo do nosso conjunto de estudantes, que merecem o nosso reconhecimento pelo excelente trabalho que realizaram”, destaca Toso.

Mais informações e fotos da Universidade Aberta 2016 estão disponíveis no site ua.sor.ufscar.br.

Comentários desativados em Campus Sorocaba realiza Universidade Aberta e recebe mais de mil jovens

Filed under Acesso à informação, Eventos, Graduação