Campus Sorocaba da UFSCar inicia comemorações dos seus 10 anos

selo_sorocaba_boletimA UFSCar iniciará as comemorações dos 10 anos de atividade do Campus Sorocaba na próxima quinta-feira, dia 10 de março, com a mesa-redonda “A Universidade do Futuro”, que visa promover a reflexão sobre a função social da Universidade. Participam do debate Wolfgang Leo Maar – professor titular, hoje aposentado, do Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências (DFMC) da UFSCar e pesquisador do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic), vinculado à Universidade de São Paulo (USP) – e Glaucius Oliva, professor titular da USP, no Instituto de Física de São Carlos, que foi Presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O debate será realizado às 19 horas, no Auditório do ATLab. O evento é aberto a toda a comunidade e contará com a presença do Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, da Diretora do Campus Sorocaba, Eli Angela Vitor Toso, além de outros integrantes da equipe administrativa da Universidade.

Ao longo do ano, outras atividades deverão ser realizadas, como mais debates, apresentações artístico-culturais e exposição de fotos. A programação completa será divulgada em breve.

Conquistas

Em 2016, o Campus Sorocaba celebra 10 anos de expansão física, fortalecimento institucional e, principalmente, de ampliação das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Dos aproximadamente 8 mil m2 construídos em 2008, o Campus, hoje, já chegou aos 48 mil m2, distribuídos entre três centros acadêmicos, dois edifícios de aulas teóricas, 44 laboratórios, três auditórios, biblioteca, restaurante universitário, lanchonete, ambulatório, quadra esportiva e pista de atletismo. Do início da sua implantação em 2006, ainda nas instalações da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e da empresa NCH, o Campus Sorocaba mais que triplicou o número de seus cursos de graduação. Em 2006, eram quatro cursos; hoje, são 14 graduações oferecidas; além disso, foram criados nove programas de pós-graduação e realizadas mais de mil atividades de extensão em diferentes áreas do conhecimento. No contexto atual, o Campus Sorocaba conta com 3 mil alunos em atividade; aproximadamente 180 docentes em regime de dedicação exclusiva, sendo 95% doutores; e 110 servidores técnico-administrativos comprometidos com o desenvolvimento da Universidade.

“Em 10 anos, sextuplicamos a área construída do Campus, criamos mais de um curso de graduação por ano, oferecemos melhores condições de trabalho aos nossos servidores e vimos a comunidade acadêmica de Sorocaba crescer em tamanho e na qualidade da formação profissional oferecida aos estudantes, do conhecimento científico produzido e, também, da interação com Sorocaba e região. A UFSCar tem muito orgulho do seu Campus Sorocaba”, comemora o Reitor da UFSCar. Para a Diretora do Campus, neste momento, é importante também destacar como a UFSCar veio construindo a sua identificação com a cidade de Sorocaba e sua região metropolitana. “São 10 anos que percorremos estreitando laços com a cidade e a região que nos abriga – firmamos mais de 400 parcerias com empresas e outras organizações públicas e privadas vizinhas – e expandindo conhecimento”, afirma a Diretora.

Completando sua primeira década, novas conquistas já começam a aparecer. O Campus acaba de ter aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) dois cursos de doutorado, em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis e em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental. “Os desafios também são maiores e nos estimulam a crescer cada vez mais. Ao mesmo tempo, já temos muito que comemorar”, conclui Toso.

Comentários desativados em Campus Sorocaba da UFSCar inicia comemorações dos seus 10 anos

Filed under Efemérides

Comments are closed.