Campus Sorocaba comemora sucesso nas formaturas das primeiras turmas de Ciências Econômicas, Ciência da Computação e Engenharia Florestal

Nos dias 8 e 9 de março, foram realizadas as cerimônias de colação de grau dos cursos de Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Turismo, Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Engenharia de Produção, todos eles no campus Sorocaba da UFSCar. Os cursos de Ciências Econômicas, Ciência da Computação e Engenharia Florestal formaram suas primeiras turmas.
O professor Rodrigo Vilela Rodrigues, coordenador do curso de Ciências Econômicas, conta que os estudantes têm conseguido boas colocações no mercado de trabalho, o que em grande parte se deve ao perfil diferenciado do curso. “Nossos alunos cumpriram uma carga significativa de disciplinas sobre economia ambiental, que é um tema de grande importância atualmente. Há uma comoção de todos pelo sucesso da primeira turma, que teve esse caráter inovador”, destaca Rodrigues.O curso de Ciência da Computação também se destaca pelo desempenho de seus alunos: todos já saíram do curso empregados. Os estudantes que ingressaram através do Programa de Ações Afirmativas receberam destaque especial por estarem entre os melhores da turma, como é o caso de Wellington Manoel da Silva, que em 2010 recebeu o prêmio de Melhor Trabalho de Iniciação Científica no 23º Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens. Coordenadora do curso, a professora Luciana Aparecida Martinez Zaina avalia que os alunos da primeira turma ganharam um tipo de experiência com a implantação do curso que as disciplinas regulares não ensinam, sendo responsáveis pelo sucesso do curso. O diferencial do curso, assim como nos demais cursos do campus Sorocaba, é o foco na sustentabilidade, como ressalta Luciana Zaina: “Os estudantes aprendem a aplicar a tecnologia da informação para questões da sustentabilidade, que não se resumem apenas ao meio ambiente, mas também abrangem os eixos social e econômico. Eles estão preparados para um mercado de trabalho que vem se preocupando com a sustentabilidade e em como isso impacta na marca de uma empresa”.
Também no curso de Engenharia Florestal os alunos tiveram participação ativa no processo de implementação, inclusive na elaboração do projeto pedagógico. “Realizamos encontros com especialistas em Engenharia Ambiental, docentes da UFSCar e os próprios estudantes, que foram responsáveis por sistematizar todo o material recolhido. Com a colaboração de todos, traçamos o perfil do profissional, do engenheiro ambiental do século XXI que queríamos formar, e a partir daí construímos o nosso projeto pedagógico”, explica a professora Fátima Piña-Rodrigues, docente do curso. A professora, escolhida pelos alunos para ser patronesse da turma, destaca também que os estudantes estiveram envolvidos em atividades de pesquisa e extensão desde o primeiro ano. “Não temos um aluno solto, todos estão engajados. Temos recém-formados entre os primeiros colocados em programas de pós-graduação excelentes, sendo efetivados nos locais em que já estagiavam e contratados por grandes empresas.”
O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, que participou das colações, também destaca o envolvimento dos estudantes e o aprendizado decorrente desse engajamento como marcas dessas primeiras turmas, em consonância com os professores. “Está claro para nós que, na superação das dificuldades inerentes à implantação de qualquer curso, é fundamental o engajamento de todos os envolvidos e, também, que esse engajamento, no caso dos alunos, confere diferenciais aos futuros profissionais. Fiquei muito feliz em saber do sucesso desses estudantes e, também, em poder observar de perto a coesão entre os formandos dessas primeiras turmas e a integração entre docentes e formandos.”

Confira aqui vídeo que retrata parte do discurso da professora Fátima Piña-Rodrigues na cerimônia de colação de grau do curso de Engenharia Florestal.

Comentários desativados em Campus Sorocaba comemora sucesso nas formaturas das primeiras turmas de Ciências Econômicas, Ciência da Computação e Engenharia Florestal

Filed under Graduação

Comments are closed.