
Atividades nos laboratórios do Campus Lagoa do Sino apresentaram experimentos científicos aos estudantes do Ensino Médio de escolas da região (Foto: Paulo de Almeida – Estudante do CCN)
Nos dias 28 e 29 de outubro, o Campus Lagoa do Sino da UFSCar promoveu o “Lagoa do Sino de Porteiras Abertas”, recebendo quase dois mil estudantes dos últimos anos do Ensino Médio de mais de dez cidades em seu entorno. Ao longo dos dois dias, a comunidade universitária do Campus trabalhou ativamente na condução das diversas atividades e organizou apresentações dos cursos de graduação do Campus. Nos laboratórios, os estudantes do Ensino Médio puderam participar de experimentos que abordavam conceitos trabalhados nos cursos, como determinação de pH e extração de DNA de vegetais. Puderam conhecer também a casa de vegetação e a criação de carneiros. No final do dia, as turmas realizaram uma trilha ecológica, visitando outros locais da fazenda que sedia o Campus. O evento foi organizado pela Coordenadora Acadêmica do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Andreia Pereira Matos, em diálogo com as coordenações de cursos e os estudantes do Campus. O objetivo foi apresentar os cursos e a Universidade e, assim, incentivar que os estudantes da região sejam futuros alunos da Instituição.
Para Matos, a presença dos estudantes da região na Universidade é extremamente importante e, por isso, envolveu todo o Campus na organização da recepção. “Nos traz muita satisfação receber tantos estudantes aqui em Lagoa do Sino, e isso só foi possível pois muitas pessoas se dedicaram para divulgar essa oportunidade, planejar as atividades e apresentar nosso Campus. Recebemos muitos estudantes oriundos de famílias de baixa renda, que têm poucas oportunidades de conhecer outras coisas além das oferecidas pelas escolas, então observamos a importância de fazermos atividades como esta. Também pudemos tirar muitas dúvidas e explicar o funcionamento de algumas coisas básicas da Instituição que não eram do conhecimento de todos, como as formas de ingresso e a gratuidade do ensino oferecido. Para muitos, foi o primeiro contato com uma universidade, e por isso esperamos que tenhamos incentivado que eles queiram ser nossos alunos nos próximos anos”, afirma a docente.
No Campus Araras da UFSCar, outro evento foi realizado com os mesmos objetivos, no dia 11 de novembro. As atividades, organizadas pelo curso pré-universitário do Campus, o UFSCurso, envolveram apresentações do Campus, das atividades de pesquisa e extensão e de laboratórios, além de apresentações culturais ao longo do dia.
O Campus Lagoa do Sino realizou também, no final de outubro, a sua segunda Jornada Acadêmica. O evento promoveu palestras, minicursos, atividades culturais e troca de experiências entre a comunidade acadêmica da Universidade, com a participação de docentes de outros campi da UFSCar e profissionais ligados à área do desenvolvimento sustentável. Além disso, mais de 60 pôsteres foram expostos pelos estudantes, quando foram apresentadas as atividades científicas desenvolvidas até o momento. Segundo o docente do CCN Gustavo Fonseca de Almeida, responsável pela organização do evento, o objetivo da atividade é apresentar conceitos teóricos a partir de situações reais da vida dos estudantes, da Fazenda Lagoa do Sino e da comunidade universitária. Com isso, espera-se que os estudantes possam desenvolver a compreensão de conteúdos que fazem parte dos projetos pedagógicos, bem como outras habilidades, como comunicação, postura participativa e mobilização comunitária.