Câmara Municipal aprova transferência do Hospital Escola à UFSCar

Reunida na tarde de ontem (1/4), a Câmara Municipal de São Carlos aprovou o projeto que autoriza a transferência do Hospital Escola “Prof. Horácio Carlos Panepucci” da Prefeitura Municipal de São Carlos à UFSCar. A aprovação resulta de um processo iniciado há mais de um ano, em fevereiro de 2013, quando o Conselho Universitário autorizou a Administração Superior da UFSCar a iniciar as negociações. “Foi um longo e árduo caminho, que demandou muito diálogo com as diversas instâncias implicadas e a superação de grandes obstáculos. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer todos os envolvidos pelos esforços incansáveis ao longo de todo esse processo de negociação”, afirma o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho.

A partir da aprovação, o processo de transferência deverá se concretizar nos próximos 12 meses, ao longo dos quais a gestão do Hospital continuará sendo atribuição da organização social Sahudes (Sociedade de Apoio, Humanização e Desenvolvimento de Serviços de Saúde). Durante esse período, serão realizados os estudos e o planejamento para que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, assuma a gestão operacional do Hospital, no início de 2015. “Sob a gestão operacional da Ebserh, o Hospital finalmente poderá oferecer o atendimento de média e alta complexidade para o qual foi concebido. A previsão é que, já em 2015, o Hospital opere com 64 leitos, e que em 2016 atinja sua capacidade total, de 225 leitos”, explica o Reitor.

Com os recursos já disponíveis, licitação para conclusão das obras da primeira enfermaria deve ser realizada em breve, o que resultará em 64 leitos operantes em 2015.

Com os recursos financeiros já disponíveis no Município, deverá ser realizada, ainda em 2014, licitação para a conclusão das obras do primeiro andar do Hospital, onde ficará uma das enfermarias previstas, com 44 novos leitos de internação que, somados aos 20 já existentes no pronto atendimento – a serem transformados em leitos de observação –, somam os 64 da primeira etapa. Em sua capacidade máxima, o Hospital comportará 50 leitos de UTI e 175 de internação, somando os 225 anunciados pelo Reitor como expectativa para 2016.

“A transferência do Hospital à UFSCar é um ganho inestimável tanto para os cursos da área de Saúde da Universidade, quanto para toda a população de São Carlos e região. Para que nossos estudantes possam ter a melhor formação, pautada na excelência e no compromisso com o Sistema Único de Saúde, é fundamental que a Universidade tenha a gestão clínica do Hospital. De outro lado, o Hospital estará comprometido com as diretrizes e metas do SUS na região, ou seja, com o atendimento às demandas e necessidades de Saúde da população”, relata o Reitor da UFSCar. Para a adequação a essas demandas e necessidades, a principal referência é o chamado “Mapa Regional da Saúde”, elaborado pelo Departamento Regional de Saúde III, de Araraquara, que compreende a região de São Carlos. A partir desse levantamento já está planejada, por exemplo, a oferta de atendimento de alta complexidade nas áreas de Cardiologia e Infectologia no Hospital Escola.

Comentários desativados em Câmara Municipal aprova transferência do Hospital Escola à UFSCar

Filed under Saúde

Comments are closed.