A Câmara Municipal de São Carlos aprovou na última segunda feira (30/6) o projeto de lei nº 197, que autoriza a Prefeitura Municipal e a UFSCar a proceder a gestão compartilhada do Hospital Escola. O projeto foi aprovado por unanimidade e recebeu uma emenda modificativa estabelecendo a formação do Conselho Gestor com sete membros: dois representantes do Poder Executivo municipal, dois da UFSCar, dois do Legislativo e um do Conselho Municipal de Saúde.

A gestão compartilhada viabiliza a transferência de recursos dos ministérios da Educação e da Saúde para o Hospital através da Universidade, para a realização de reformas e compras de materiais em curto prazo. Assim, fica firmado um convênio entre o Município e a Universidade, oficializando a inserção da UFSCar antes da conclusão da transferência do Hospital.

Até este momento, o Hospital não possuía vínculo formal com a UFSCar, uma vez que a transferência se oficializará em abril de 2015, um ano após a assinatura dos documentos autorizando o processo. Dessa forma, a partir do próximo ano, dando sequência ao processo de federalização, o Hospital deixará de ser gerido pela Sociedade de Apoio, Humanização e Desenvolvimento de Serviços de Saúde (Sahudes) e passará sua administração à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao MEC. Essa transição, que será feita ao longo dos primeiros meses de 2015, incluirá a abertura de processos seletivos para a contratação de pessoal.

O atual Diretor Técnico do Hospital Escola e docente do Departamento de Medicina da UFSCar, Sérgio Luiz Brasileiro Lopes, explica que a gestão compartilhada é uma forma de organizar paulatinamente o processo que será concluído no próximo ano. Ele destaca também a formação do Conselho Gestor enquanto forma de efetivar a participação do Município na gestão do Hospital conjuntamente à Sahudes. A partir da promulgação da lei, todas as etapas competentes à UFSCar e ao Município estarão cumpridas.

Comentários desativados em Câmara Municipal aprova gestão compartilhada do Hospital Escola, em mais um passo para a consolidação da federalização

Filed under Saúde