calourada_soro

Em Sorocaba, estudantes participam do corte de cabelo solidário, para doação para confecção de perucas para pacientes com câncer (Foto: Arquivo CCS)

Nesta semana, a UFSCar deu início à recepção de seus novos estudantes de graduação, com a Calourada 2016. Com atividades realizadas nos quatro campi, os estudantes foram recebidos com atividades de integração e solidariedade. Eles também puderam conhecer o campus onde estudarão nos próximos anos e algumas das oportunidades oferecidas pela Universidade.

Em São Carlos, o grande destaque deste ano foi a campanha de corte de cabelos e doação para confecção de perucas para pacientes em tratamento de câncer. A atividade se repetirá no próximo sábado (5/3), na Praça do Mercado, das 9 às 13 horas. Em Araras, apresentações culturais de diferentes estilos animaram a recepção, e os calouros participaram de atividades esportivas nas quadras. Em Sorocaba, uma parceria com a Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) deu oportunidade para que toda a comunidade universitária pudesse fazer a doação, e também houve corte de cabelo solidário. Já no Campus Lagoa do Sino, foram realizadas atividades sobre agricultura familiar, com a presença de pequenos agricultores, e a Calourada Tropeira volta a ser realizada hoje, apresentando a cultura da região.

Ao longo deste primeiro semestre, outras atividades acontecerão em todos os campi para apresentar a Universidade aos calouros. A Feira Acadêmica será realizada pela primeira vez neste ano, reunindo representantes das pró-reitorias de Graduação (ProGrad), Extensão (ProEx), Pesquisa (ProPq) e Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE); da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter); do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF); das bibliotecas; e do Programa de Capacitação Discente para o Estudo (ProEstudo). Em São Carlos, a Feira acontece no próximo dia 16, para apresentação das diversas possibilidades de vivenciar a rotina acadêmica oferecidas pela Universidade. No mesmo dia, o Reitor Targino de Araújo Filho ministrará Aula Magna, e a Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) ficará responsável por palestra sobre Educação Ambiental e pela distribuição de canecas para uso no Restaurantes Universitário. Em Araras, as atividades ocorrerão no dia 23, em Sorocaba no dia 30 e no Campus Lagoa do Sino em 6 de abril.

Já no dia 17, simultaneamente em todos os campi, a ProACE e seus departamentos promoverão um dia para informar os estudantes sobre o Programa de Assistência Estudantil; sobre os departamentos da Pró-Reitoria, com orientações sobre os serviços disponíveis e a quem recorrer para utilizá-los; e realizar atividade de conscientização sobre o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. As datas e outros detalhes sobre a programação da Calourada 2016 em todos os campi da UFSCar estão disponíveis em www.calourada.ufscar.br.

Terceira chamada

Foi publicada ontem a lista de candidatos convocados para a manifestação presencial de interesse da terceira chamada, para o preenchimento das 740 vagas restantes nos cursos de graduação. Os convocados deverão comparecer aos respectivos campi na sexta-feira (4/3) das 9 às 11 horas, e no mesmo dia será publicada relação dos candidatos que conseguiram a vaga, que farão a matrícula imediatamente.

Comentários desativados em Calourada: Novos estudantes são recepcionados com atividades de integração e iniciativas solidárias

Filed under Graduação