Calourada 2016: UFSCar recepciona novos estudantes com atividades de integração

Nesta semana, a UFSCar está recebendo quase três mil novos estudantes em seus quatro campi. Para recepcionar os calouros e promover integração, a tradicional Calourada conta com atividades programadas para esses primeiros dias e, também, para outras datas distribuídas ao longo do primeiro semestre. A programação foi elaborada por comissão formada no Conselho de Graduação (CoG) com representantes dos quatro campi da Universidade, em diálogo também com as entidades estudantis.

Os novos estudantes estão sendo recepcionados pelas coordenações de seus cursos, momento no qual recebem orientações básicas para a vida acadêmica. Cada coordenação ficou responsável por construir sua programação, respeitando as particularidades de cada curso. Além disso, cada um dos quatro campi está promovendo atividades de integração de acordo com seus perfis, para dar as boas vindas aos calouros. Em São Carlos, haverá atividades como visita noturna ao Observatório Astronômico e corte de cabelos para doação. Em Araras, os destaques são as apresentações culturais no Campus e as visitas aos laboratórios acadêmicos. Em Sorocaba, a programação inclui apresentações sobre a Biblioteca e o Departamento de Ensino de Graduação. Já no Campus Lagoa do Sino, a Calourada Tropeira volta a ser realizada, apresentando a cultura da região, além de palestras sobre a história da fazenda que abriga o Campus, dentre outras atividades.

Ao longo do primeiro semestre, outros dois momentos foram planejados para dar continuidade à recepção dos calouros. A Feira Acadêmica será realizada pela primeira vez neste ano, reunindo representantes das pró-reitorias de Graduação (ProGrad), Extensão (ProEx), Pesquisa (ProPq) e Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE); da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter); do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF); das bibliotecas; e do Programa de Capacitação Discente para o Estudo (ProEstudo). Com datas marcadas nos quatro campi, a Feira apresentará aos ingressantes as diversas possibilidades de vivenciar a rotina acadêmica oferecidas pela Universidade. Nas mesmas datas, o Reitor Targino de Araújo Filho ministrará Aula Magna para os calouros. Em seguida, a Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) ficará responsável por palestra sobre Educação Ambiental e pela distribuição de canecas para uso nos restaurantes universitários. Em outra data, a ProACE promoverá um dia para informar os estudantes sobre o Programa de Assistência Estudantil; sobre os departamentos da Pró-Reitoria, com orientações sobre os serviços disponíveis e a quem recorrer para utilizá-los; e atividade de conscientização sobre o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

As datas e outros detalhes sobre a programação da Calourada 2016 em todos os campi da UFSCar estão disponíveis em www.calourada.ufscar.br.

Comentários desativados em Calourada 2016: UFSCar recepciona novos estudantes com atividades de integração

Filed under Graduação