bco

Gestores das bibliotecas dos quatro campi da UFSCar preparam a implantação do novo sistema de gestão (Crédito: Héber Macedo / Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar)

Na semana passada, gestores das bibliotecas dos quatro campi da UFSCar reuniram-se para mais uma etapa do trabalho voltado à implantação do sistema Pergamum, que em breve substituirá o atual software de gestão do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Universidade. Durante o encontro, foram discutidas as políticas do SIBi, com base no trabalho feito pelas câmaras técnicas de catalogação e de tecnologia da informação que assessoram o SIBi, de levantamento das necessidades de padronização nos procedimentos das unidades dos diferentes campi e, também, das funções específicas que devem estar presentes no novo sistema de gestão para atender as necessidades da Universidade.

A Diretora do SIBi, Lígia Maria Silva e Souza, explica que o sistema atual, em funcionamento desde 2006, tornou-se desatualizado em função do crescimento da Universidade, e, consequentemente, do tamanho do acervo, bem como do surgimento de novas necessidades dos usuários. “A aquisição do Pergamum, utilizado por quase metade das universidades federais do País, irá representar ganhos em diferentes aspectos da gestão do SIBi, e também para aqueles que utilizam as quatro bibliotecas da UFSCar. Após afinarmos as necessidades específicas das nossas bibliotecas, teremos um sistema bastante moderno, tanto em sua concepção como em seu funcionamento”, afirma Souza.

O novo sistema possui, por exemplo, interface mais amigável do que o anterior e versão adaptada para uso em smartphones. Além disso, a tecnologia utilizada é compatível com a identificação por radiofrequência (RFID), que permitirá, no futuro, a implantação de chips de localização nas obras do acervo, facilitando o controle do patrimônio.

Um dos ganhos mais significativos que o novo sistema trará diz respeito à catalogação das obras. O padrão de registro utilizado pelo Pergamum é o formato internacional mais utilizado atualmente, o que permitirá que o SIBi integre redes de compartilhamento de registros. O Pergamum também agrega módulos de aquisição e processamento, o que faz com que o tempo entre a chegada de novas aquisições e a disponibilização das obras para o usuário seja reduzido. Essas ferramentas também permitem o aprimoramento da catalogação e, consequentemente, a otimização da busca por temas e autores, bem como resultarão em mais eficiência no uso compartilhado dos acervos das quatro bibliotecas da UFSCar.

O Pergamum foi adquirido no final do ano passado, com um investimento inicial de R$ 67.750 e pagamentos anuais de R$ 6.660 para manutenção do sistema. No momento, está sendo realizado teste com a base de dados da UFSCar, e as equipes das bibliotecas já passaram por treinamento para o uso do novo sistema. A expectativa é que dentro de algumas semanas a implantação seja consolidada.

Comentários desativados em Bibliotecas da UFSCar preparam-se para adoção de novo sistema digital de gestão do acervo

Filed under Acesso à informação