bco_peca

Crianças de escolas de São Carlos participam de atividades culturais na Biblioteca Comunitária da UFSCar (Foto: Júnior César – Bco/UFSCar)

A Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar realizou na semana passada uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril em homenagem ao aniversário de Monteiro Lobato, e ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril. A proximidade das duas datas motivou a equipe do Departamento de Ação Cultural da BCo a elaborar uma programação que ofereceu durante toda a semana atividades para crianças e adolescentes de todas as idades.

Três exposições com temáticas indígenas estiveram disponíveis para todo o público da Biblioteca, em seus diferentes espaços. As exposições apresentam as etnias da população indígena que estuda na UFSCar, com informações sobre os povos e artefatos tradicionais produzidos por esses povos. As escolas participantes levaram turmas de diferentes anos da Educação Básica, que e foram guiadas por estudantes indígenas participantes do grupo PET – Saberes Indígenas da UFSCar, que apresentaram suas culturas aos grupos de visitantes.

Outra atividade envolveu a docente Jarina Rodrigues Fernandes, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), estudantes do curso de Pedagogia e a estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar Luciana Maria dos Santos, da etnia Pankararu. Como parte da disciplina “Desafio do cotidiano docente: a organização do espaço e do tempo da aula”, o grupo realizou contação de histórias e conversou com as turmas de jovens, que puderam fazer perguntas e conhecer mais sobre os povos indígenas presentes na UFSCar. A Biblioteca Infantil, localizada no segundo piso da BCo, recebeu a peça teatral “Lucis est vita: a luz aos olhos de quem não vê”, apresentada pelo grupo Olhares de teatro inclusivo da UFSCar. O grupo, formado em sua maioria por pessoas com deficiência visual, representou a peça que ensina Ciência para crianças e trabalha a inclusão das pessoas com deficiência visual.

A Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar, Ligia Maria Silva e Souza, afirma que as ações culturais realizadas no espaço da Biblioteca têm o objetivo de despertar o hábito da leitura em jovens por meio de diferentes manifestações artísticas e literárias. “As atividades culturais promovidas pela Biblioteca incentivam a leitura não somente da literatura impressa, mas de diferentes manifestações artísticas, como peças de teatro e músicas que, por sua vez, trabalham textos, sejam eles de autoras e autores que têm fama ou não. Quando levamos essas atividades para uma biblioteca, e levamos jovens para participarem, estamos literalmente mostrando o caminho para os livros, e para o conhecimento. Como somos uma biblioteca de uma universidade, temos ainda mais oportunidades, dada a variedade de conhecimentos de diversas áreas que produzimos aqui. Temos a oportunidade de irradiar para a comunidade o conhecimento presente na Universidade, e trabalhar com diferentes públicos manifestações artísticas ligadas ao mundo acadêmico”, avalia Souza.

Neste mês de maio, a BCo conta com duas exposições em cartaz. A exposição “O Papel da Mulher Negra na Sociedade Africana” é organizada pela Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos (CAASCar) e traz fotografias com a curadoria do grupo. Já a exposição “Harmonia” traz ilustrações do artista paulista Claudio Rosante, que retrata com simplicidade a consciência harmônica das cores utilizando técnicas variadas.

Comentários desativados em Biblioteca Comunitária realiza atividades em comemoração ao Dia do Livro Infantil e ao Dia do Índio para crianças e adolescentes

Filed under Acesso à informação, Eventos