Avaliação do MEC coloca UFSCar entre as universidades brasileiras de excelência

Na última sexta-feira (6/12), o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou os indicadores de qualidade das instituições brasileiras de Ensino Superior referentes a 2012. A UFSCar figura entre as sete melhores universidades brasileiras, tendo recebido conceito máximo (5) no Índice Geral de Cursos (IGC) apresentado por faixas.

O IGC leva em consideração avaliações da graduação e da pós-graduação. Na graduação, foi considerada a média ponderada dos conceitos preliminares de curso (CPC) do período de 2010 a 2012, que, por sua vez, incluem a avaliação do desempenho dos estudantes no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), da infraestrutura e do corpo docente (porcentagem de mestres, doutores e professores em dedicação exclusiva). Já em relação à pós-graduação, são considerados os conceitos atribuídos aos cursos de mestrado e doutorado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

No total, foram avaliadas 2.171 instituições públicas e privadas, entre universidades, centros universitários e faculdades isoladas. Destas, apenas 23 receberam o conceito 5, sendo 9 universidades e 14 faculdades.

Os resultados detalhados referentes ao IGC 2012 podem ser conferidos no site do INEP.

Comentários desativados em Avaliação do MEC coloca UFSCar entre as universidades brasileiras de excelência

Filed under Avaliação

Comments are closed.