Avaliação do MEC coloca UFSCar entre as universidades brasileiras de excelência

Na última sexta-feira (6/12), o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou os indicadores de qualidade das instituições brasileiras de Ensino Superior referentes a 2012. A UFSCar figura entre as sete melhores universidades brasileiras, tendo recebido conceito máximo (5) no Índice Geral de Cursos (IGC) apresentado por faixas.

O IGC leva em consideração avaliações da graduação e da pós-graduação. Na graduação, foi considerada a média ponderada dos conceitos preliminares de curso (CPC) do período de 2010 a 2012, que, por sua vez, incluem a avaliação do desempenho dos estudantes no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), da infraestrutura e do corpo docente (porcentagem de mestres, doutores e professores em dedicação exclusiva). Já em relação à pós-graduação, são considerados os conceitos atribuídos aos cursos de mestrado e doutorado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

No total, foram avaliadas 2.171 instituições públicas e privadas, entre universidades, centros universitários e faculdades isoladas. Destas, apenas 23 receberam o conceito 5, sendo 9 universidades e 14 faculdades.

Os resultados detalhados referentes ao IGC 2012 podem ser conferidos no site do INEP.

Comentários desativados em Avaliação do MEC coloca UFSCar entre as universidades brasileiras de excelência

Filed under Avaliação