augm_cae

Plateia do XVII Seminário Internacional de Energia, que reuniu integrantes do Comitê Acadêmico de Energia e público interessado. (Foto: Mariana Pezzo / AECR-UFSCar)

Na última sexta-feira (22/5), a UFSCar sediou o XVII Seminário Internacional de Energia, evento organizado pelo Comitê Acadêmico de Energia (CAE) da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), atualmente presidido por Octavio Antonio Valsechi, docente do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural da UFSCar. A realização da reunião contou com o apoio da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter), da Agência de Inovação e do Núcleo de Energia da UFSCar, bem como da empresa Vinna.

O Seminário, realizado ao longo de todo o dia, contou com 13 apresentações, que abordaram temas como o cenário e perspectivas das energias renováveis da cana-de-açúcar no Brasil; os biocombustíveis líquidos na Argentina; e energias renováveis no sistema elétrico uruguaio, dentre vários outros. Foram responsáveis pelas exposições pesquisadores de cinco universidades argentinas e uma uruguaia, além da UFSCar, USP (Universidade de São Paulo), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Na cerimônia de abertura do evento, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, ressaltou a relevância da constituição de redes de pesquisa colaborativa no fomento à internacionalização das universidades da América Latina e registrou como os comitês acadêmicos da AUGM são importantes nesse processo. “No esforço de constituição do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior, o Enlaces, nós temos como diretriz a potencialização do papel de nossas universidades na promoção do desenvolvimento sustentável de nossos países. Ao trabalhar sobre um tema tão urgente como a questão das energias renováveis, se não o mais urgente, ilustramos de forma contundente como podemos cumprir esse papel”, afirmou o dirigente. Já o coordenador do CAE relatou como as atividades do Comitê envolvem, concomitantemente, a produção de conhecimento acadêmico e a relação com o setor de produção. “Por isso a realização desse Seminário já é tradicional e é muito importante no escopo das atividades do Comitê. Ontem nós realizamos nossa reunião interna, e hoje é o momento de compartilharmos nossas reflexões com a sociedade, e por isso ficamos muito satisfeitos de ver este anfiteatro lotado”, comemorou Valsechi.

Comitês Acadêmicos

A Associação de Universidades Grupo Montevidéu reúne 31 universidades do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Dentre vários outros programas, os Comitês Acadêmicos foram criados no âmbito da Associação como agrupamentos técnico-acadêmicos voltados à abordagem, em uma perspectiva multi e interdisciplinar, de grandes temáticas consideradas estratégicas por serem transversais e de caráter regional. Atualmente, são 11 os comitês, sendo que nove contam com representantes da UFSCar. Os temas dos comitês são: Energia; Agroalimentar; Águas; Atenção Primária à Saúde; Ciências Políticas e Sociais; Desenvolvimento Regional; Gênero; História, Regiões e Fronteiras; Meio Ambiente; Processos Cooperativos e Associativos; e Saúde Animal. Mais informações podem ser obtidas no site da AUGM.

Comentários desativados em AUGM: UFSCar sedia seminário internacional do Comitê Acadêmico de Energia da Associação

Filed under Eventos, Internacionalização, Pesquisa