AUGM elege nova presidência no marco das comemorações de seus 25 anos

augm

Atividade cultural realizada para marcar o lançamento das comemorações dos 25 anos da AUGM (Foto: Divulgação – Universidad Nacional de Itapúa)

O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, participou nos dias 9 e 10 de maio da LXIX Reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), realizada na Universidad Nacional de Itapúa, no Paraguai. Na Reunião, foram eleitos os novos Presidente e Vice-Presidente da Associação, para o período de maio de 2016 a maio de 2017: os reitores Juan Manuel Zolezzi Cid, da Universidad de Santiago de Chile, do Chile, e Eduardo Rivero Zurilla, da Universidad Mayor, Real y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca, da Bolívia.

O encontro de dirigentes universitários também marcou o lançamento das comemorações dos 25 anos da AUGM, celebrados em 2016, e teve debates sobre o fortalecimento da Associação, relacionados, por exemplo, a critérios para o ingresso de novas universidades na AUGM e à avaliação das atividades de seus Comitês Acadêmicos e Núcleos Disciplinares. Também estiveram na pauta informes sobre o andamento de atividades e programas da Associação, como o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces); o I Fórum Aberto de Ciências da América Latina e Caribe (Cilac), que acontece de 6 a 9 de setembro em Montevidéu, no Uruguai; e as XXIV Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM, que neste ano acontecerão no Brasil, de 24 a 26 de outubro, sob a organização da Universidade Estadual Paulista. As reitoras e reitores presentes também deram continuidade ao planejamento da participação da Associação na III Conferência Regional de Educação Superior (CRES), que acontecerá em 2018 na Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, como evento preparatório da III Conferência Mundial de Educação Superior, planejada para acontecer em 2019 em Paris.

A AUGM reúne, atualmente, 31 universidades argentinas, uruguaias, paraguaias, chilenas, bolivianas e brasileiras, dentre elas a UFSCar, que ingressou na Associação em 1994. Mais informações sobre a AUGM e seus programas podem ser conferidas no site da Associação.

Comentários desativados em AUGM elege nova presidência no marco das comemorações de seus 25 anos

Filed under Internacionalização