O Departamento de Serviço Social (DeSS) da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) realiza, no início do ano, a conferência de documentos dos candidatos ingressantes nos cursos de graduação da UFSCar que declaram renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Na primeira chamada para a matrícula em 2016 foram recebidos os documentos de 397 ingressantes nos quatro campi da Universidade, analisados pelas assistentes sociais do DeSS, que deferem ou indeferem os processos, uma vez que a comprovação de renda é utilizada para validar a matrícula dos ingressantes pelo Programa de Ações Afirmativas. Concomitantemente, é realizada a análise dos mesmos documentos dos ingressantes, bem como dos demais estudantes que solicitam a entrada no Programa de Assistência Estudantil da UFSCar.
A Diretora do DeSS, Evellyn Aparecida Espíndola, explica que há um grande esforço das equipes do DeSS, no Campus São Carlos, e das seções de Serviço Social dos demais campi, para o andamento do processo. “Trabalhamos em conjunto com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação desde a elaboração dos editais, garantindo a observação das legislações vigentes. No período de matrícula, analisamos a documentação entregue para validar a matrícula dos pertencentes aos grupos ingressantes pelo Programa de Ações Afirmativas, e já realizamos a análise dos que requerem o ingresso no Programa de Assistência Estudantil. São duas análises com dois critérios distintos, feitas minuciosamente para atender a todas as normativas e garantir o atendimento àqueles que se encaixem nos critérios de vulnerabilidade”, explica. Para as demais chamadas, está prevista a análise da documentação de cerca de outros 700 ingressantes.

Comentários desativados em Assistentes sociais da ProACE realizam análise de documentos de quase 400 ingressantes com declaração de vulnerabilidade socioeconômica

Filed under Assuntos Comunitários e Estudantis, Equidade, Graduação