Após 7 meses de pandemia, a UFSCar mantém doações de álcool

No campus de São Carlos, 5,5 mil litros de álcool já foram produzidos e doados

Desde o início da pandemia que a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) colocou-se na linha de frente no combate à pandemia da COVID-19. Iniciativas como a produção de álcool gel e álcool 70% vêm apoiando diversas instituições. No campus de São Carlos, a produção de álcool já gerou a doação de 5,5 mil litros do produto.

A produção, em São Carlos, está sendo feita de acordo com a demanda da região. “A Universidade tem nos auxiliado bastante. Quando a gente precisa, é só ligar que eles fornecem para a gente”, afirma Denise BragaDiretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial do município de São Carlos.

Doações – Para apoiar a produção de álcool realizada pela Universidade, galões e frascos podem ser doados. Frascos plásticos de 5 litros são utilizados para envasar o álcool 70%; frascos menores, de 500 a 100 ml, serão utilizados para armazenar o álcool gel. “A pandemia ainda não passou, então todas as doações são bem-vindas pois há muitas instituições que necessitam da doação de álcool”, afirma o Prof. Dr. José Mario de Aquinodo Departamento de Química (DQ) da UFSCar.

Dra. Ana Marta Ribeiro Machado, Diretora do Departamento de Gestão de Resíduos (DeGR) da Universidade, destaca que os recipientes doados precisam ser novos. “Isso é necessário para não haver risco de contaminação do álcool, pois este será utilizado em hospitais, unidades de saúde, asilos etc”, explica.

Contato:
– Departamento de Gestão de Resíduos (DeGR) da UFSCar: (16) 3351.8015 e degr@ufscar.br
– Departamento de Química (DQ) da UFSCar: (16) 3351.8206 e dqchefe@ufscar.br

Produção do campus de São Carlos já doou 5,5 mil litros de álcool (Foto: Daniela Zigante)