seminario_cograd2 (1)

Cláudia Reyes – segunda da direita para a esquerda – compõe a mesa do Simpósio. (Crédito: Assessoria de Comunicação / Andifes)

No dia 24 de março, reitores, pró-reitores de graduação e representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) participaram, em Brasília, de seminário sobre o desempenho acadêmico dos estudantes das universidades federais, proposto pelo Colégio de Pró-Reitores de Graduação (Cograd) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Os debates tiveram foco no fortalecimento de ações que visem incrementar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, bem como na reflexão sobre os suportes que podem ser oferecidos nesse sentido. Foram abordadas três frentes para esse fortalecimento: a qualidade do ensino de graduação oferecido; a assistência estudantil e garantia de permanência com qualidade de todos os estudantes na Universidade; e o apoio oferecido aos estudantes de Ensino Médio para ingresso na Educação Superior. Os processos de avaliação das universidades também foram um ponto importante nas discussões, considerando que os indicadores gerados nesses processos são fundamentais para mobilizar as universidades no sentido de reprogramar as ações já instituídas e formular novas estratégias.

A Vice-Presidente do Cograd e Pró-Reitora de Graduação da UFSCar, Cláudia Reyes, compôs a mesa que refletiu sobre métricas e sugestões para otimizar o desempenho acadêmico, na qual apresentou modelos já em funcionamento na Universidade, como, por exemplo, o Espaço de Desenvolvimento Docente. “É fundamental refletirmos sobre o desempenho acadêmico em âmbito nacional e formularmos políticas que contemplem as necessidades das universidades federais. Com isso, pretendemos valorizar o investimento no desenvolvimento do apoio pedagógico, de forma a sensibilizar as instâncias superiores e levar as demandas comuns das universidades”, defende Reyes.

Comentários desativados em Andifes: Seminário discute desempenho acadêmico dos estudantes das universidades federais

Filed under Graduação