A UFSCar, por intermédio de sua Agência de Inovação, firmou recentemente mais um contrato de licenciamento visando disponibilizar uma tecnologia desenvolvida na Universidade. A tecnologia é um fundente descolorante de massas cerâmicas vermelhas, criado pelo docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) Márcio Raymundo Morelli e pela doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) Geocris Rodrigues dos Santos. Para conhecer os detalhes do invento e do processo de criação, confira o texto completo publicado no Portal da UFSCar.

Esta é a 17ª patente licenciada pela UFSCar, que, desde 1999, soma 179 pedidos de patente depositados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e 38 patentes já concedidas. Na avaliação da Diretora Executiva da Agência de Inovação, Ana Lúcia Vitale Torkomian, o licenciamento representa uma conquista para a Agência, uma vez que a empresa licenciante é uma spin-off da Universidade, ou seja, foi criada a partir de atividades desenvolvidas na UFSCar e apoiada, em seu processo de estabelecimento, pela Agência de Inovação. “O licenciamento dessa patente é muito importante para nós, pois não se trata apenas de colocar mais uma tecnologia no mercado, o que por si só já é significativo. Trata-se de fazê-lo por meio de uma spin-off da UFSCar, uma empresa cuja criação a Agência de Inovação buscou estimular e apoiar, em um modelo no qual estamos trabalhando para fortalecer. Temos observado em escritórios de transferência de tecnologia do mundo todo a importância que é dada às empresas criadas para explorar tecnologias da Universidade. Alguns oferecem espaço físico, outros facilitam a acesso a recursos financeiros e outros auxiliam na definição do modelo de negócio ou na elaboração do plano de negócios da nova empresa. Estamos trabalhando com as incubadoras e parques tecnológicos de São Carlos para intensificar esse processo de transbordamento da tecnologia da nossa Universidade”, afirma Torkomian.

Comentários desativados em Agência de Inovação da UFSCar licencia a 17ª patente de tecnologia desenvolvida na Universidade

Filed under Inovar