Administração Superior conclui rodada de apresentações do relatório parcial da Gestão 2012-2016 e diálogo com a comunidade universitária

centros

Reitor e pró-reitores na apresentação do relatório parcial da gestão 2012-2016 aos servidores técnico-administrativos (Foto: Mariana Pezzo – AECR/UFSCar)

O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, acompanhado de sua equipe administrativa, realizou nas últimas semanas reuniões nos campi São Carlos e Lagoa do Sino para apresentação do relatório parcial da gestão 2012-2016 e diálogo com a comunidade universitária. Anteriormente, a apresentação já havia sido realizada para o Conselho Universitário e para as comunidades dos campi Araras e Sorocaba.

Em diálogo com os servidores técnico-administrativos, realizado no dia 9 de dezembro, o Reitor destacou como o crescimento sem precedentes da Universidade a partir de 2008, no contexto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), foi realizado sem a reposição dos quadros de servidores docentes e técnico-administrativos. “É importante resgatar que, de 1996 a 2006, nós não tivemos a reposição de docentes aposentados, assim como não foram preenchidas as vagas de técnico-administrativos aposentados entre 1996 e 2010. O Banco de Professor-Equivalente e o Quadro de Referência de Servidores Técnico-Administrativos foram grandes conquistas nesse sentido, ao permitirem a reposição automática, mas temos, hoje, um déficit de 386 servidores técnico-administrativos reconhecido pelo Ministério da Educação”, relatou o dirigente. De outro lado, o Reitor enfatizou os esforços empreendidos ao longo da gestão para modernização da administração da Universidade, especialmente os investimentos na área de tecnologia de informação e a reestruturação organizacional e administrativa de todos as unidades vinculadas à Administração Superior. Araújo Filho destacou também a prioridade atribuída pela gestão ao envolvimento e participação dos servidores técnico-administrativos na gestão e em processos de tomada de decisão – exemplificando essa prioridade com a realização dos Fóruns Integração UFSCar e com a criação das Câmaras de Assessoramento Técnico do Conselho de Administração – e aos investimentos em capacitação e qualificação.

Já no CCBS, onde o encontro foi no dia 8, a ênfase recaiu sobre o processo de federalização do Hospital Escola – agora Hospital Universitário – e o equacionamento de demandas relativas a docentes dos cursos da área da Saúde. “Das únicas 25 vagas docentes que conseguimos no Banco de Professor-Equivalente para reposição do quadro, 23 foram destinadas à área da Saúde, resultando na contratação de 47 docentes em regime de 20 horas (sendo 29 para o Departamento de Medicina, 9 para o Departamento de Terapia Ocupacional e 9 para o Departamento de Fisioterapia) e dois em regime de dedicação exclusiva (um para o Departamento de Enfermagem e um para o Departamento de Gerontologia). Em relação ao Hospital Universitário, todos conhecem as dificuldades que enfrentamos, que exigiram toda a nossa capacidade de persuasão e persistência nas negociações com a Prefeitura Municipal de São Carlos. Mas, felizmente, hoje esta é uma etapa superada, e já estamos colhendo os frutos dessa conquista”, relembrou o Reitor. Reconhecendo esses esforços e avanços, os presentes à reunião registraram que essas negociações devem continuar, já que há outros desafios a serem superados na articulação com o sistema municipal de atendimento à Saúde, especialmente frente às novas diretrizes dos ministérios da Saúde e da Educação para a formação na área. Outras sugestões apresentadas dizem respeito à segurança nos laboratórios da Instituição e à sustentabilidade.

No CCET, em reunião realizada na tarde do dia 9, a questão do déficit de servidores também foi abordada, bem como a preocupação com o contingenciamento de recursos e uma possível redução no ritmo de contratações. “Tenho trazido para as reuniões a informação de que o Ministério da Educação reconhece o déficit de 386 servidores técnico-administrativos na UFSCar. É uma situação bastante grave, que está constantemente sendo negociada por meio da Andifes [Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior]. Com essa escassez que já conhecemos em nosso dia a dia, a situação se agrava ainda mais com as greves. Temos uma posição de respeitar e não interferir nos movimentos paredistas, mas cobramos sempre que tanto o Ministério quanto os servidores negociem”, afirmou o Reitor.

No CECH, em encontro realizado no dia 10 de dezembro, foram destacadas algumas demandas particulares relacionadas à natureza das atividades do Centro, como, por exemplo, compras de materiais específicos e a conclusão de alguns edifícios, especialmente o do Departamento de Artes e Comunicação. O Reitor explicou como, frente aos cortes orçamentários, foi necessário transferir recursos da alínea de investimento (destinados a obras e equipamentos) para custeio, visando garantir o funcionamento adequado da Universidade, o que deve diminuir o ritmo de realização das obras. “Estamos terminando o estudo da situação financeira e um novo cronograma de obras deverá ser apresentado ao Conselho Universitário em sua próxima reunião”, registrou o dirigente. Quanto às compras, o Pró-Reitor de Administração, Néocles Alves Pereira, destacou a opção feita por ampliar o uso das atas de registro de preços, processo que já facilitou e agilizou a aquisição de vários materiais e que deverá continuar a ser ampliado.

Já no Centro de Ciências da Natureza do Campus Lagoa do Sino, em encontro realizado no dia 14 de dezembro, a ênfase recaiu sobre o próprio processo de implantação do Campus, caracterizado como um dos principais desafios desta gestão. Após a apresentação, a conversa com a comunidade do Campus foi marcada pela possibilidade de esclarecimento de dúvidas diversas, relacionadas a temas como o próprio processo de implantação do Campus, às ações voltadas à capacitação e à qualificação dos servidores e ao Programa de Ações Afirmativas da UFSCar.

Comentários desativados em Administração Superior conclui rodada de apresentações do relatório parcial da Gestão 2012-2016 e diálogo com a comunidade universitária

Filed under Gestão

Comments are closed.