Conselho Universitário aprova a criação do Instituto da Cultura Científica

Captura de tela

Apresentação do Instituto da Cultura Científica na 252ª reunião do ConsUni (Reprodução)

A aprovação da criação do Instituto da Cultura Científica William Saad Hossne (ICC) foi o destaque da 252ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (ConsUni), realizada na última sexta-feira (27/8). Na ocasião, os conselheiros também aprovaram o Plano de Gestão de Riscos da UFSCar relativo aos período de 2021-2022, a criação do Comitê de Integridade, Riscos e Controles Internos e a publicação de moção de repúdio a Projeto de Lei que propõe a extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, docente do Departamento de Física (DF), e Mariana Rodrigues Pezzo, Assessora para Comunicação Científica, apresentaram a proposta de criação e atuação do ICC, destacando sua missão de promover a cultura científica e favorecer ambientes propícios ao pensamento e à ação baseados na razão e em evidências científicas, por meio de programas, projetos e ações voltados à qualificação e à ampliação das oportunidades de diálogo entre cientistas e conhecimento científico produzido na UFSCar e diferentes segmentos sociais.

Idealizador do projeto enquanto candidato a Reitor e eleito na chapa Juntos pela UFSCar em 2020, Adilson de Oliveira destacou como a proposta do ICC é marcada pela inovação ao atuar focada na complementaridade entre produção do conhecimento, processos educativos e comunicação pública da Ciência, funcionando como catalisador da aproximação e integração do conhecimento em todas as áreas à sociedade.

Orçamento
A Reitora Ana Beatriz de Oliveira atualizou informações referentes ao orçamento e ao retorno das atividades presenciais que foram tema de reunião do conselho da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizada no dia 26/8. Sobre o orçamento, ela reiterou a preocupação com a defasagem do recurso para este ano, que segue com o corte de 21% em relação ao de 2020, e informou a atuação do Ministério da Educação (MEC) junto aos demais ministérios para identificar os recursos já empenhados e executados para que seja possível uma eventual redistribuição de verbas.

Sobre o orçamento para 2022, que já está sendo debatido no Congresso Nacional, foi informado que o Ministério da Economia (ME) prevê para o MEC um orçamento igual ao de 2021 para o ano de 2022 com o acréscimo de 1,6% no valor. A informação foi recebida com preocupação pela Secretaria de Educação Superior (SESu), que demandou para 2022 a recomposição do orçamento aos patamares de 2019 com adição de correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Uma ação interna da SESu possibilitou ampliar o orçamento disponibilizado às Universidades e Institutos Federais, mas os valores seguem sendo insuficientes para as universidades, particularmente ao se considerar a demanda esperada no retorno pleno das atividades presenciais.

A Reitora reforçou que tanto a Andifes como as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) seguem mobilizadas pela recomposição orçamentária e que está previsto para as próximas semanas o agendamento de novas reuniões com os parlamentares da bancada paulista e com a Casa Civil.

O retorno das atividades presenciais e a pactuação de medidas coletivas para que o processo ocorra sem grandes distorções entre as universidades também foram temas debatidos na reunião da Andifes. A UFSCar, através do Plano de Retomada das Atividades Presenciais, já iniciou esse processo e, neste momento, encontra-se na fase zero, que consiste na realização de atividades presenciais essenciais, a partir da avaliação e aprovação prévia dos planos de contingência, conforme a Resolução ConsUni nº 39.

A Reitora também informou sobre o pedido de exoneração do Pró-Reitor de Pesquisa, Ernesto Chaves Pereira de Souza, e destacou que visando garantir a continuidade da implementação do projeto de gestão escolhido pela comunidade universitária já fez convite para preenchimento do cargo e que tão logo tiver a resposta o novo nome será anunciado.