Manifesto: Dia Nacional da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra (Lei 12.519 de 10/11/2011, que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra) – data em que se comemora a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta e resistência do povo negro, a UFSCar primeiramente relembra à Comunidade Universitária nosso pioneirismo e nossa tradição na implementação das ações afirmativas.

“Comemorar” é uma palavra oriunda do Latim – “commemorare” – e remete a “trazer à memória“, “recordar junto ao outro“. Nesta data, e sempre, devemos nos unir à comunidade afro-brasileira no combate ao racismo, no combate a toda forma de intolerância e discriminação.

Mudanças e ações significativas foram implementadas na UFSCar, nos últimos anos. Porém, considerando os lamentáveis episódios de racismo e violência ligados a questões raciais que vemos noticiados até hoje, conclamamos a Comunidade Universitária à contínua reflexão, ao debate e ao aprimoramento das Políticas de Ações Afirmativas.

Foto: Daniela Zigante/ Reitoria UFSCar