Estudantes da UFSCar poderão participar de capacitação à Indústria 4.0

Promovida pelo Ministério da Educação, Universidades com Unidades EMBRAPII poderão participar. A UFSCar foi credenciada em junho deste ano.

Lançado nesta quinta-feira (8), estudantes de Institutos e Universidades Federais com Unidades EMBRAPII poderão participar do Programa Capacitação 4.0. O lançamento foi feito pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

De modo remoto, estiveram presentes no lançamento a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, e o Diretor da Agência de Inovação da UFSCar, Rafael Vidal Aroca.

A capacitação abordará soft e hard skills – ou seja, habilidades socioemocionais, liderança, empreendedorismo, criatividade, data science, big data, inteligência artificial, aprendizado de máquina, dentre outros aspectos. “Investir em nossos estudantes, possibilitando que se capacitem cada vez mais, é trabalhar pela Ciência e pelo futuro do País”, afirma a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann.

Conforme explica o Diretor da Agência de Inovação da UFSCar e Vice-Coordenador da Unidade EMBRAPII-CCET-UFSCar, Rafael Vidal Aroca, “termos uma Unidade EMBRAPII nos torna, enquanto Instituição, mais competitivos no cenário nacional. Nossa possibilidade de transformação da sociedade é potencializada”, conclui.

“O ensino técnico da UFSCar é sólido, mas trabalhar em níveis de chefia e gerência exige outras habilidades, como as de relacionamento, que são chamadas de soft skills“, ressalta Ernesto Chaves Pereira de Souza, Coordenador da Unidade EMBRAPII-CCET-UFSCar.

O Programa – A EMBRAPII será condutora do Programa Capacitação 4.0. Referência no setor de inovação e tecnologia industrial, em 2020 a UFSCar foi aprovada para possuir uma Unidade EMBRAPII. O credenciamento ocorreu em maio de 2020. Ao todo são 49 unidades credenciadas em todo o Brasil.

A UFSCar aguarda novas orientações do MEC para apresentar mais informações à comunidade.

A UFSCar foi aprovada para possuir uma Unidade EMBRAPII em maio de 2020 (Foto: Freepik)

Deixe um comentário

Arquivado em Graduação, Inovar, Oportunidades, Pesquisa, Pós-graduação