GT Planejamento propõe retomada da graduação a partir de 31 de agosto

O Grupo de Trabalho GT-Planejamento, criado pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar, com participação de representantes de todos os setores da Universidade, encaminhou na quinta-feira, dia 16 de julho, por meio do Notícias UFSCar (Inforede), para toda a comunidade acadêmica, a proposta para a retomada das atividades regulares dos cursos de graduação. O texto recomenda que as atividades ocorram integralmente de forma não presencial, no âmbito excepcional e exclusivo da pandemia de Covid-19, com novo período letivo iniciando em 31 de agosto de 2020 para os cursos semestrais, e data a ser definida para cursos anuais. Poderão ser ofertadas atividades das matrizes curriculares, Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepes) e outras que sejam consideradas pertinentes pelos cursos e departamentos.

A proposta do GT-Planejamento será submetida à apreciação dos conselhos superiores da UFSCar até o final de julho. Se aprovada, o mês de agosto será dedicado ao planejamento dos cursos e departamentos e aos processos formativos dos docentes, discentes, tutores e monitores.

Não está sendo proposto uma continuidade do período letivo 2020/1, cancelado pela Resolução CoG nº 326, de 23 de junho de 2020, para todos os cursos, exceto para o Campus Lagoa do Sino. O que se propõe é que sejam ofertados novos conjuntos de atividades, planejados para uma maior adequação ao momento que vivemos, e que seja garantida aos discentes a prerrogativa de rever suas inscrições em atividades curriculares e fazer novas escolhas para seus percursos formativos. A participação dos discentes será opcional.

As atividades dos cursos semestrais no novo período proposto poderão ser realizadas de três formas: atividades condensadas em oito semanas entre 31/08/2020 e 26/10/2020 (Bloco A); atividades condensadas em oito semanas, com previsão de recesso natalino, entre 09/11/2020 e 16/01/2021 (Bloco B) e, por último, atividades estendidas ao longo de 16 semanas, entre 31/08/2020 e 16/01/2021, com previsão de dois recessos (Bloco C), e um mesmo curso poderá propor atividades nos três blocos, observando a conveniência e viabilidade.

A proposta foi construída de forma participativa e ouvindo, por meio de seus representantes, as expectativas dos Centros Acadêmicos, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE), Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPed), departamentos de Ensino de Graduação dos campi de Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino (DeEGs), conselheiros discentes do Conselho de Graduação (CoG), Diretório Central dos Estudantes (DCE Livre UFSCar) e os Pró-Reitores de Graduação. O trabalho do GT se iniciou formalmente em 29 de maio, e foram realizadas 10 reuniões, nas quais cada detalhe foi exaustivamente discutido pelo grupo, que se preocupou em elaborar uma proposta flexível e inclusiva, que permita a execução das atividades acadêmicas com o padrão de qualidade dos cursos da UFSCar, mas sem perder de vista os aspectos humanos da crise atual.

Campus Lagoa do Sino
O Campus Lagoa do Sino optou pela manutenção da suspensão do período letivo de 2020 em função de suas especificidades (currículos organizados por eixos temáticos e em período anual, além das dificuldades operacionais de administração das atividades curriculares e inscrições dos estudantes nas mesmas). Com o retorno às atividades de maneira remota, a oferta das atividades curriculares no SIGA para esse campus fica mantida, mas serão adequadas para ocorrerem por meios virtuais. As demais diretrizes da proposta aplicam-se também a esse campus.

Curso de Medicina
Com uma proposta pedagógica diferente dos demais cursos da UFSCar, GT-Planejamento entendeu que o formato da retomada das atividades deverá ser discutido no âmbito do próprio curso, e submetido à apreciação nos conselhos superiores juntamente com esta proposta.

A proposta de retomada das atividades regulares em formato não presencial emergencial pode ser consultada no site da ProGrad.

Proposta pressupõe apenas ensino não presencial (Foto: Daniela Zigante)

Proposta pressupõe apenas ensino não presencial (Foto: Daniela Zigante)

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