COVID-19: UFSCar produz equipamentos de segurança para hospitais

Com impressão 3D, cerca de 50 protetores faciais já foram entregues ao Hospital Universitário da UFSCar

“O momento é de união e auxílio ao próximo”. Com esta frase o servidor público federal da UFSCar, Marcos Tan Endo, espera contagiar a comunidade e ampliar a rede para produção de protetores faciais tipo faceshield’ em impressoras 3D.

Entrega de protetores faciais ao Hospital Universitário (HU) Até a manhã desta terça-feira (01) foram entregues aproximadamente 50 protetores faciais. Os protetores foram aprovados pelo Hospital e já estão sendo utilizados pelos profissionais da saúde. Estes protetores são equipamentos complementares de proteção individual.

“O novo Coronavírus é um vírus de alto contágio e transmitido por via aérea. O uso das faceshields, associado ao uso dos demais EPIs (máscaras, luvas e vestimentas de proteção), contribuirá para a manutenção de profissionais saudáveis e, também, para evitar a transmissão do vírus para seus familiares e contatos próximos”, afirmou a médica e Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário, Profa. Dra. Flávia Gomes Pileggi Gonçalves.

Iniciativa plural – Marcos faz parte do projeto de extensão que institucionaliza, na UFSCar, a produção de equipamentos de proteção contra o novo Coronavírus. O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Vidal Aroca, coordenador do projeto e Diretor da Agência de Inovação da UFSCar. A iniciativa também conta com voluntários da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)/ USP e de outras instituições.

Os protetores faciais vêm sendo confeccionados com recursos da UFSCar e empresas privadas também realizaram contribuições. “No momento nosso foco é produzir a maior quantia possível de equipamentos complementares de proteção para apoiar os profissionais de saúde que estão trabalhando com muita dedicação em prol de todas as pessoas.

Nosso objetivo primário é fornecer materiais para o Hospital Universitário da UFSCar, mas, conforme nossa disponibilidade e número de colaboradores, pretendemos fabricar equipamentos de proteção para outras unidades de saúde e cidades da região”, afirmou o Prof. Dr. Rafael Vidal Aroca.

Apoie esta iniciativa – Para realizar doações, entre em contato pelo e-mail para aroca@ufscar.br

Conheça alguns profissionais que trabalham na produção das faceshields:

• Andreia Cristina da Silva Jordão E. Pontes – Hospital Universitário/ UFSCar
  • Daniel Braatz A. A. Moura – Professor do Departamento de Engenharia de Produção/ UFSCar
  • Eduardo Henrique Backes – Pesquisador/ Pós-Graduação UFSCar
  • Esdras Paravizo – Estudante de Engenharia de Produção/ UFSCar
  • Felipe Henrique Matheus – Pesquisador/ Pós-Graduação UFSCar
  • Flávia Gomes Pileggi Gonçalves – Professora do Departamento de Medicina/ UFSCar e Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário da UFSCar
  • Getúlio Lopes Ferraz – Estudante de Medicina/ UFSCar
  • Lidiane Cristina Costa – Professora do Departamento de Engenharia de Materiais/ UFSCar
  • Luiz Antônio Pessan – Professor do Departamento de Engenharia de Materiais/ UFSCar
  • Marcelo Assis – Pesquisador / Pós-graduação UFSCar