Apoio aos estudantes da UFSCar continua durante a quarentena

Estudantes foram dispensados de aulas presenciais. À distância, professores e técnicos continuam apoiando a sociedade brasileira neste momento de pandemia da COVID-19. Após replanejamento das atividades para diminuir o contato físico entre as pessoas, toda a Universidade prossegue com suas atividades remotamente.

Restaurantes Universitários – Estudantes bolsistas do Programa de Assistência Estudantil da UFSCar (PAE) continuam recebendo regularmente suas bolsas e auxílios. A bolsa alimentação precisou passar por reorganizações operacionais diante do fechamento dos Restaurantes Universitários em função do avanço da pandemia da COVID-19. Em um primeiro momento foram distribuídas marmitas e, atualmente, são entregues kits alimentícios aos bolsistas para evitar aglomerações e proliferação do novo coronavírus.

Moradias – Desde que a Reitoria da UFSCar instituiu o Comitê de Controle e Cuidados em relação ao novo Coronavírus, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) vem, sob supervisão técnica deste grupo, orientando os bolsistas, especialmente os residentes nas moradias estudantis.

Algumas orientações trouxeram dúvidas e questionamento dos estudantes e, no dia 20 de março, foi realizada reunião virtual entre os membros do Comitê, profissionais da ProACE das áreas da saúde e assistência estudantil e os estudantes. Foi discutida a ocupação das Moradias durante a pandemia, considerando que estas se encontram com quase 50% de sua capacidade, e possíveis ações para apoio e assistência aos estudantes.

De forma direta, o médico infectologista e Presidente do Comitê da UFSCar que trata do novo Coronavírus, Prof. Dr. Bernardinho Souto, afirmou que é necessário manter o isolamento domiciliar com muito rigor. Além de serem necessárias outras medidas para reduzir a quantidade de pessoas por quarto, reduzindo-se as chances de infecção.

Estudantes indígenas – Paralelamente, a ProACE deu início a ampla discussão da situação dos estudantes indígenas que estão nos campi da UFSCar, uma vez que este possuem pecualiaridades que precisam ser atentamente observadas. Na quarta-feira (24), a Pró-Reitoria realizou uma reunião com os estudantes indígenas por meio da representação do Centro de Cultura Indígena (CCI). Também compuseram esta reunião a Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE/ UFSCar), a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), a Coordenadoria de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico para estudantes (CAAPE) e representantes do Comitê da UFSCar que trata do novo Coronavírus.

“São cerca de 180 estudantes indígenas que permanecem nos 4 campi da UFSCar. Nem todos residem nas moradias e trabalhamos para apoiá-los de forma abrangente. Muitos não puderam retornar para suas casas, em comunidades indígenas, por diversos fatores: (1) devido à distância, (2) pelo medo de transmitir doenças a toda sua comunidade, (2) devido à falta de transporte em razão da quarentena, dentre outros.

A UFSCar apoia estes estudantes e toda situação de vulnerabilidade deve ser informada imediatamente à ProACE”, afirmou a Pró-Reitora Adjunta, Francy Mary Alves Back.

Retorno dos indígenas – Por meio de formulário, a ProACE consulta os estudantes indígenas sobre o interesse de retornar às suas cidades de origem. Mediante as demandas, a Universidade estudará formas de apoiar o retorno em segurança dos estudantes indígenas que manifestarem interesse por retornar.

A Reitoria buscou aproximação institucional para apoiar estes estudantes. Por meio de ofícios, realizou consulta à Secretaria Especial de Saúde Indígenas e à FUNAI para obter maiores informações sobre protocolos específicos para o enfrentamento da COVID-19 junto aos povos indígenas.

Reuniões à distância – As reuniões da ProACE e de diversas outras unidades da UFSCar vêm ocorrendo remotamente, por meio do Google Meet. O serviço está disponível a todos da UFSCar. Quem não possui e-mail institucional pode criá-lo pelo SAGUI UFSCar (clique aqui). Aqueles que não migraram sua conta institucional para o Gmail também devem fazê-lo para poder utilizar o Google Meet (clique aqui).

ProACE apoia estudantes durante a quarentena (Foto: Arquivo Reitoria UFSCar)