[Nota da Reitoria] A UFSCar ajudará a sociedade a vencer o COVID-19

Comunidade UFSCar,

Dificuldades podem ser encaradas com desânimo e tristeza. Mas também é possível encarar dificuldades como oportunidades para crescimento. E é exatamente assim que gostaria que a UFSCar encarasse as dificuldades relativas ao COVID-19.

A UFSCar foi sonhada, por nossos pioneiros há 50 anos, como uma Universidade diferente, inovadora, que intervém na sociedade para melhorar a vida das pessoas. A sociedade precisa da UFSCar neste momento. Assim como já vem fazendo por meio do Hospital Universitário, Unidade Saúde Escola, e através dos profissionais da saúde que formamos, a UFSCar deve, neste momento, assumir sua responsabilidade de melhorar a saúde da população, e ajudar a sociedade a vencer o COVID-19 e com todo cuidado e proteção da sua comunidade.

Precisaremos, primeiramente, ser criativos e inovadores para ajustar nosso modo de trabalhar, estudar, avançar e difundir o conhecimento. Estamos pedindo para que cada unidade da UFSCar faça um replanejamento de suas atividades (maiores detalhes na Portaria GR 4371/2020), buscando minimizar riscos à saúde, e mantendo as atividades essenciais para que a UFSCar continue apoiando o esforço de mobilização da sociedade.

Não vamos “paralisar” nossas atividades; vamos continuar trabalhando, mas de modo diferente: cumprindo nossa missão, e ao mesmo tempo preservando nossa saúde e a saúde dos que vivem ao nosso entorno. A comunidade interna e externa ficará orgulhosa ao perceber que, apesar das dificuldades, não deixamos de cumprir nossa missão. Aulas e outras atividades presenciais com grande número de pessoas estarão suspensas até que a situação de risco seja alterada (Portaria GR 4370/2020Portaria 4371/2020).

No que for possível, o trabalho deverá ser realizado de modo a minimizar o contato presencial entre as pessoas. E nas circunstâncias em que o contato presencial for necessário, temos que ajustar nossa cultura de socialização: os cumprimentos devem ser diferentes, a distância ao falar deve ser diferente; além do respeito às demais orientações vastamente divulgadas pelas autoridades de saúde. Levem a sério estas orientações. Ajustem o comportamento social no ambiente de trabalho e fora dele. Este é um ato de amor.

Além disso, convido toda a comunidade acadêmica para concentrar esforços em ajudar a sociedade a vencer o COVID-19. Através de nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, precisamos ensinar, dar exemplo, influenciar e intervir na sociedade para melhorar a vida das pessoas.

A UFSCar vem transformando vidas há 50 anos, e através disto, vem transformando a sociedade. Estou certa de que, neste momento, não será diferente: A UFSCar ajudará a sociedade a vencer o COVID-19.

Profa. Dra. Wanda Hoffmann
Reitora da UFSCar

Deixe um comentário

Arquivado em COVID-19, Notas da Reitoria