O ‘Match’ entre a Ciência e a Sociedade

Plataforma para facilitar a aproximação entre equipamentos, serviços científicos e pesquisadores é apresentada na UFSCar

O primeiro contato com a Plataforma Clustermarket foi feito pela Profa. Dra. Vânia Zuin, docente do Departamento de Química da UFSCar. A Professora atua junto a agências de pesquisa alemãs e, neste caso, o contato foi estabelecido por meio do Centro alemão de Química Colaborativa Sustentável (ISC3).

A apresentação da plataforma na UFSCar ocorreu em 20 de fevereiro de 2020 e foi proposta pela Profa. Dra. Vânia Zuin. Além da Professora, participaram da apresentação o Vice-Reitor da UFSCar, Prof. Dr. Walter Libardi, o Diretor da Agência de Inovação da UFSCar, Prof. Dr. Rafael Aroca, o Diretor Institucional da FAI.UFSCar, Prof. Dr. Ednaldo Pizzolato, dentre outros pesquisadores da Universidade.

A plataforma “Clustermarket” funciona como um “Tinder da ciência”: Possui o objetivo de facilitar a aproximação entre equipamentos e serviços científicos, pesquisadores, instituições e empresas. “Às vezes um laboratório da própria Universidade possui determinado equipamento que um pesquisador da Instituição precisa, mas ele acaba não sabendo; precisamos de ferramentas para facilitar o ‘match’ – ou seja, possibilitar que pesquisadores, instituições e empresas encontrem mais facilmente os equipamentos e serviços científicos que necessitam”, afirmou o Prof. Dr. Ednaldo Pizzolato. A Plataforma Clustermarket é gratuita para Universidades.

A UFSCar – Em 2019 a Universidade regulamentou o compartilhamento de equipamentos, laboratórios e afins por meio do “Programa de Aproveitamento de Estruturas Universitárias para Incentivo à Inovação”. O Vice-Reitor da UFSCar, Prof. Dr. Walter Libardi, agradeceu à Profa. Dra. Vânia Zuin e demonstrou interesse em conhecer melhor a Plataforma apresentada, bem como outras ferramentas com propósitos similares. “Fazemos ciência com visão global e para o benefício da sociedade.  Precisamos aproximar pesquisas desenvolvidas na UFSCar às de outras Universidades, Instituições e empresas. O conhecimento e as tecnologias que produzimos beneficiam mais efetivamente a sociedade quando ampliamos nosso horizonte de atuação”, concluiu o Vice-Reitor da UFSCar.

O ‘Match’ entre a Ciência e a Sociedade

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em Internacionalização, Pesquisa