Escola de Verão em Química recebe participantes de todo o Brasil

A 40ª edição do evento tem pessoas de 10 estados brasileiros e quatro convidados internacionais

A 40ª Edição da Escola de Verão em Química “Prof. Dr. José Tércio Ferreira” segue até a próxima sexta-feira (14), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – campus São Carlos. Cento e quarenta e seis pessoas (146), de 10 Estados brasileiros, entre estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área estão participando da Escola. Quatro convidados estrangeiros: 2 da Alemanha, 1 dos Estados Unidos e 1 da Inglaterra, integram o grupo de atividades.

Na segunda-feira (10), a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, esteve na abertura do evento. “A Escola de Verão em Química é uma iniciativa muito interessante, pois busca ampliar as discussões e os diálogos, promovendo avanços na fronteira do conhecimento”, disse ela. A Reitora destacou ainda a importância da participação de pesquisadores internacionais. “A troca de experiências e conhecimentos fica mais rica com a presença de cientistas de outros países”, completou.

A Professora do Departamento de Química, Arlene Gonçalves Correia, é a Presidente da Comissão Organizadora da edição história da Escola. “Em 40 anos, centenas de estudantes e profissionais foram formados e transformados pela Escola de Verão em Química. São inúmeras atividades voltadas para a ampliação dos conhecimentos em química e, também, para a formação de recursos humanos para os mais variados segmentos da indústria”, explicou a Professora.

A palestra de abertura foi ministrada pela Professora do Departamento de Química, Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva, que coordenou a 1ª Edição da Escola de Verão em Química, em 1981. “Desde o início, a Escola de Verão em Química trouxe para a comunidade acadêmica novos conhecimentos com a participação de pesquisadores da Europa, Estados Unidos ou Inglaterra. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”, contou.

Com mais de 100 artigos publicados, a Professora atua no Departamento de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais. Ela apontou para os participantes inúmeros caminhos da Química;  foi homenageada pela organização da Escola e por todos estes anos de dedicação ao estudo da Química.

Participantes – A 40ª Edição da Escola de Verão em Química atraiu pessoas de vários estados brasileiros: Amazonas, Pará, Rondônia, Maranhão, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Vinte e seis estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Açailândia, enfrentaram quase 30 horas de viagem num micro-ônibus para participarem da Escola. “Fomos estimulados por professores que passaram pela UFSCar. Nosso curso é muito recente e a Escola de Verão em Química está nos mostrando outras vertentes de atuação em áreas da Química”, contou Luana de Oliveira, estudante de licenciatura em Química.

“Demos o primeiro passo para ampliação do nosso conhecimento. Acredito que iremos incrementar a pesquisa no Maranhão, que ainda é muito pequena. Uma ligação entre o IFMA e a UFSCar vai agregar bastante no ensino do Estado”, comemorou o estudante Lendeson Bezerra, também do IFMA – Açailândia.

Confira no canal da TV UFSCar a reportagem sobre a Escola de Verão em Química aqui.

40a edição da Escola de Verão em Química ocorre no mês de fevereiro

Abertura da 40a Escola de Verão em Química ocorre no Anfiteatro Bento Prado Jr./ UFSCar

Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, integra Mesa de abertura da 40a edição da Escola de Química