Conselho Deliberativo da FAI.UFSCar se reuniu na manhã desta segunda-feira, 16 de dezembro

54Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da FAI-UFSCar ocorreu  a partir das 8h30 desta segunda-feira, 16 de dezembro de 2019, no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária da UFSCar. A reunião foi presidida pela Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, secretariada pelo Diretor Institucional da Fundação de Apoio Institucional da UFSCar, Ednaldo Pizzolato. A Diretora Executiva da Fundação, Fabíola Spiandorello, também apoiou o desenvolvimento das atividades da reunião.

Inicialmente, nas comunicações da Presidência, a Reitora da Universidade apresentou aos membros que, no mês de novembro, a UFSCar obteve R$ 5.222.445,33  junto à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para finalizar três prédios para pesquisa:

1. CGMB – com 1.150 m² (Centro de Genética Molecular e Biotecnologia – CCBS);
  2. IBEV – com 661 m² (Instituto de Biotecnologia e Ecologia Vegetal – CCBS);
  3. LPGDM – com 955 m² (ampliação do prédio do Departamento de Matemática – CCET).

Estes três prédios de pesquisa irão beneficiar diretamente oito programas de pós-graduação, além de pesquisadores de diversos departamentos. Os recursos oriundos da FINEP são geridos pela FAI-UFSCar. Após as comunicações, na ordem do dia foi apreciada a Resolução CD/FAI no 08/2019, a qual institui que os contratos de prestação de serviços firmados com a FAI.UFSCar sejam remunerados por preço certo, fundamentado em suas Despesas Operacionais e Administrativas (D. O. A.). Após apresentação e discussão, a Resolução foi aprovada pelos conselheiros.

Em seguida a Diretora Executiva da Fundação, Fabíola Spiandorello, apresentou proposta para desenvolvimento de um conjunto de indicadores fundacionais necessários à avaliação de desempenho da FAI-UFSCar. A proposta iniciou uma discussão que será retomada nas próximas reuniões, tendo sido convidados todos os membros a contribuírem para uma construção coletiva de indicadores robustos, capazes de cumprir com as exigências legais e ampliar a transparência da FAI-UFSCar.

Reitora da Universidade, Wanda Hoffmann, presidiu a sessão