Transformando a sociedade, Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais completa 40 anos

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFSCar, criado em 1979, comemora 40 anos transformando a sociedade. A celebração ocorreu no dia 27 de novembro de 2019 e contou com a presença da Reitora da Universidade, Wanda Hoffmann. Desde 1998 o Programa obtém nota máxima (nota 7) em todas as avaliações realizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Pioneiro em excelência e qualidade, ao longo destes 40 anos o Programa já formou 1.288 pesquisadores, sendo 411 Doutores e 877 Mestres. Por ano são cerca de 180 artigos publicados em periódicos de excelência, o que equivale a 1 artigo publicado a cada 2 dias. No âmbito da inovação, são registradas 6 patentes por ano – o que significa 1 depósito de patente a cada 2 meses.

Com uma trajetória de sucesso, na abertura do evento de comemoração os membros da mesa ressaltaram a importância social, científica e educacional do Programa. A Reitora da Universidade, Wanda Hoffmann, expressou o orgulho da Instituição em relação ao PPGCEM, bem como sua contribuição para a redução de assimetrias regionais no Brasil.

Olhando para o futuro, a programação do evento foi encerrada pelo Prof. Dr. Leandro Innocentini Lopes de Faria, Secretário Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) da UFSCar. O Professor apresentou os objetivos para o processo de planejamento do PPGCEM e, também, metodologias possíveis de serem empregadas, envolvendo a reflexão e o diagnóstico da situação atual com definição de diretrizes para o futuro.

Representantes da Reitoria, ProPG, ProPq, CCET, DEMa e PPGCEM na abertura do evento