Vice-Reitor da UFSCar comenta destaque da Universidade em ranking internacional

Na manhã desta quinta-feira (11 de julho), o Vice-Reitor da UFSCar, Prof. Dr. Walter Libardi, foi convidado pela Rádio Clube, na cidade de São Carlos, a comentar os destaques da UFSCar no ranking THE (Times Higher Education). Segundo o ranking, a UFSCar é a 16ª melhor Universidade da América Latina e a 11ª do Brasil.

O THE divide a avaliação em 5 grupos principais:

1. Ensino
  2. Pesquisa
  3. Citações
  4. Internacionalização
  5. Receita Privada

Ao comentar estes itens avaliados pelo ranking o Prof. Libardi enfatizou o constante esforço da Universidade em avançar cada vez mais, de forma a que também utilizemos o ranking como auto-avaliação. No caso da Internacionalização, citou a Dupla Diplomação Grènoble (Universidade Francesa) e UFSCar:

“Nós temos, na UFSCar, o Duplo Diploma. O aluno ingressa em um curso da UFSCar, fica 2 anos e meio aqui e 2 anos e meio na França. Quando ele volta, ganha o diploma da UFSCar e o da França. Isso é muito importante para nós porque quando uma Instituição francesa diz que gostaria de ter duplo diploma com a gente é porque eles estão reconhecendo o nosso curso. (…) É uma via de mão dupla: nós mandamos estudantes para a França e recebemos estudantes franceses”, comentou o Vice-Reitor da UFSCar.

Chegando ao final da entrevista, o jornalista Carlinhos Lima lembrou que, frequentemente, a Rádio Clube recebe estudantes e professores da UFSCar para divulgação de pesquisas, produtos, serviços e inovações. Citou, como exemplo, a Unidade Saúde-Escola da UFSCar, que em 2018 bateu recorde de atendimentos: foram mais de 28.527 ao longo do ano.

(Esq.) O jornalista Carlinhos Oliveira entrevista, ao vivo, o Prof. Dr. Walter Libardi, Reitor em Exercício da UFSCar (dir.)