A educação como caminho para o futuro: Na UFSCar, ex-alunos premiam formandos da Engenharia de Materiais

O Prêmio Professor Sérgio Mascarenhas foi criado pela Associação dos Ex-Alunos da Engenharia de Materiais da UFSCar (DEMaEx). O nome do Prêmio é uma homenagem ao Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas que, com muito afinco, trabalhou pela criação da UFSCar e do curso de Engenharia de Materiais na Universidade, o qual é pioneiro na América Latina. O Prêmio é tradicionalmente atribuído a um homem e a uma mulher concluintes da Engenharia de Materiais.

A Reitora da Universidade, Profa. Dra. Wanda Hoffmann esteve presente não somente como Reitora, mas como membro da Associação dos Ex-Alunos da Engenharia de Materiais da UFSCar, inclusive já tendo feito parte de sua diretoria.

Sérgio Mascarenhas e Wanda Hoffmann

Neste ano os premiados foram a engenheira Carolina Ierck Pereira e o engenheiro Vitor Covre Evangelista Silva. O Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas ofereceu aos recém-formados uma quantia em dinheiro a ser dividida igualmente entre ambos.

Exaltando a UFSCar como “Universidade que vai para a trincheira da Inovação”, o Prof. Mascarenhas parabenizou aos homenageados. A Reitora Wanda Hoffmann lembrou do papel social que a Universidade tem, já que é “por meio da educação que se pode produzir conhecimento e transformar a sociedade”, afirmou a Reitora.

Vitor Covre e Wanda Hoffmann

Os engenheiros homenageados são escolhidos após criteriosas avaliações que incluem análise de currículo, rendimento acadêmico, participação em projetos de extensão, currículo Lattes e afins. Processo que ocorre em diversas etapas, neste ano a Associação de Ex-Alunos inovou ao incluir os finalistas entre os homenageados. Com currículos excelentes, a Associação afirmou ser uma honra ter estudantes tão dedicados, na UFSCar, que se formam engenheiros de excelência.

Carolina Ierck e Wanda Hoffmann

Além do prêmio, a Reitora entregou ao Vitor seu Diploma da Universidade Grènoble, na França, onde o formando cursou parte da graduação. Desta forma, Vitor conclui Engenharia de Materiais com Duplo Diploma: UFSCar e Grènoble reconhecem seu talento!

(Esq. p/ dir.) Bruna Fernanda Batistão, Giovanna Giroto, Sérgio Mascarenhas,Wanda Hoffmann, Yvone Mascarenhas e Carolina Ierck

A engenheira Carolina Ierck avaliou a premiação como um incentivo. Oriunda de escola pública, Carolina fez intercâmbio durante sua graduação e relembra que todo seu estudo foi financiado pela população brasileira. “É minha missão retribuir à sociedade brasileira tudo o que eu recebi, tudo a que eu tive oportunidade.” Vitor, por sua vez, agradece à sua família, à Universidade e ressalta o quão importante é se dedicar aos estudos. Relembrando noites viradas e muito empenho para cumprir com seus compromissos acadêmicos, Vitor olha para trás e tem certeza de valeu a pena.