V Semana dos Estudantes Indígenas da UFSCar

A V Semana dos Estudantes Indígenas da UFSCar – 12 anos da presença indígena na Universidade  começou! Sua abertura ocorreu na última segunda-feira (6 de maio) e contou com a presença da Profa. Dra. Luzia Cristina Antoniossi Monteiro, Chefe de Gabinete da UFSCar, representando a Reitora Wanda Hoffmann. A Reitora não pode comparecer devido a compromissos pré-agendados.

Gegê Pankararu

Convidada pelo estudante Geovane Diógenes da Silva, representante do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar – São Carlos, a Chefe de Gabinete agradeceu pelo privilégio da presença indígena na Universidade. Como professora, ela ressaltou o quanto acrescenta às suas aulas a presença de indígenas oriundos de diversos grupos étnicos.

Também esteve presente na abertura o Prof. Dr. Ademir Donizetti Caldeira, Pró-Reitor de Graduação da UFSCar. Em sua fala o Professor apresentou dados relativos à presença indígena na Universidade desde seu início. Atualmente há 247 indígenas na UFSCar de 42 etnias e já foram diplomados 30 indígenas.

(Esq p/ a direita) Ademir Donizeti Caldeira, Luzia Cristina Antoniossi Monteiro e Keila Maria Cândido

Os eventos da V Semana Indígena vão desde mesas redondas até apresentações culturais, artesanatos e palestras em escolas da cidade de São Carlos. Contam com a presença de indígenas já graduados pela UFSCar, pesquisadores, da comunidade em geral e todos são abertos ao público.

Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE/ UFSCar) por meio do e-mail saade@ufscar.br ou do telefone 3351-9771.

Ao final, todos os presentes reuniram-se à frente