Universidades de Carthage e Manouba, na Tunísia, celebram acordo de cooperação com a UFSCar e Reitoras vêm ao Brasil

Por meio da Secretaria Geral de Relações Internacionais da UFSCar (SRInter/ UFSCar) foi firmado acordo de cooperação acadêmica e científica que prevê o intercâmbio entre estudantes e docentes da UFSCar e das Universidades de Carthage e Manouba, na Tunísia. Para celebrar a parceria, na última sexta-feira (22 de março) as Reitoras de ambas as Universidades vieram até a UFSCar e reuniram-se com a Reitora Wanda Hoffmann.

A reunião ocorreu no Gabinete da Reitoria da UFSCar e contou com a presença da Reitora Olfa Benouda Sioud (University of Carthage), da Profa. Dra. Cherifa Lakhoua (University of Carthage), da Reitora Jouhaina Gherib (University of Manouba), da MSc. Estela Canevarolo (Secretária Geral de Relações Internacionais da UFSCar) e do MSc. Marcelo Pecenin (Diretor de Convênios). As Reitoras Cherifa e Olfa apresentaram suas Universidade à Reitora da UFSCar, que as parabenizou pelo empenho na construção de Universidades empreendedoras e voltadas à melhoria da sociedade.

Esquerda – Reitora Olfa Benouda Siouda (Univ. of Carthage), Reitora Wanda Hoffmann (UFSCar) e Reitora Jouhaina Gherib (Univ. of Manouba) – Direita

É a primeira vez que a maior Universidade pública da Tunísia, a University of Carthage, celebra acordo de cooperação com uma Universidade brasileira, o que abre à UFSCar inúmeras possibilidades de aprendizado, troca de experiências e novas perspectivas na área acadêmica. Também por suas características sociais, históricas e econômicas, a Tunísia, país africano localizado na costa do Mediterrâneo e altamente turístico, pode contribuir enormemente para os cursos, pesquisas e estudos da UFSCar, com destaque ao nosso curso de Turismo. Além disso, ambas as Universidades da Tunísia possuem grande engajamento nas áreas de empreendedorismo.

Para a Reitora Olfa Sioud, da Univ. of Carthage, o empreendedorismo é uma das maneiras encontradas para diminuição do desemprego no país. É o caso do desenvolvimento de incubadoras, de programas de Mestrado nesta área e a inserção de disciplinas sobre empreendedorismo na grade curricular de cursos tanto de Ciências Exatas quanto de Ciências Humanas.

Esquerda – Reitora Wanda Hoffmann (UFSCar) e Reitora Olfa Sioud (Univ. of Carthage) – Direita

Esquerda – Reitora Wanda Hoffmann (UFSCar) e Reitora Jouhaina Gherib (Univ. of Manouba)

Esquerda – Profa. Dra. Cherifa Lakhoua (Univ. of Carthage), Reitora Jouhaina Gherib (Univ. of Manouba), Reitora Olfa Sioud (Univ. of Carthage), Reitora Wanda Hoffmann (UFSCar), MSc. Estela Canevarolo (Secretária de Relações Internacionais da UFSCar) e MSc. Marcelo Fila Pecenin (Diretor de Convênios para Relações Internacionais da UFSCar) – Direita

Reitora da Univ. of Carthage, Profa. Dra. Olfa Benouda Sioud