Fórum sobre Segurança e Defesa reúne cerca de 200 pessoas na UFSCar e dá início às atividades do Núcleo de Estudos sobre o tema

Na última quinta-feira (14 de março) ocorreu, no Auditório do Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia, o 1° Fórum de Defesa e Segurança da UFSCar. O evento foi coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Araújo-Moreira, docente do Departamento de Física da Universidade, e abre as atividades do Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança, também sob coordenação do Prof. Fernando.

Cerca de 200 convidados estiveram presentes no 1° Fórum de Defesa e Segurança, dentre eles o General Maynard Marques de Santa Rosa, Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, o Coronel Ferreira Marques, Diretor de Assuntos de Defesa da SEAE do GSI-Presidência da República, o Brigadeiro Ary Soares Mesquita, Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do GSI-Presidência da República, o Coronel Aviador Cláudio Wilson Saturnino Alves, Diretor do Departamento de Assuntos de Defesa Nacional da Secretaria de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do GSI-Presidência da República, o Conselheiro Hélio Franchini Neto, Chefe da Divisão de Assuntos de Defesa do Itamaraty e o General Campos, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Os presentes agradeceram à Universidade e à Reitora Wanda Hoffmann, que presidiu a mesa de abertura, pela oportunidade de participar deste Fórum, bem como por acolher o Núcleo de Estudos em Defesa e Segurança, o qual unirá agendas de atores da Universidade e de autoridades em Defesa e Segurança do país. Para o Prof. Fernando, coordenador do evento e do Núcleo de Estudos em Defesa e Segurança, o desenvolvimento de um trabalho acadêmico associado às áreas de inteligência será essencial a instituições públicas e privadas nacionais que desenvolvam projetos de excelência nestas áreas.

A Reitora Wanda Hoffmann agradeceu à presença de todos, parabenizou o Prof. Fernando pelo Núcleo e às autoridades presentes pela iniciativa e parceria em relação à condução do núcleo de estudos em uma área estratégica para o Brasil.