Após Defesa de Memorial, Reitora da UFSCar torna-se Docente Titular, grau mais alto em Universidades Federais

Após anos de atuação como professora e pesquisadora na UFSCar, orientadora e gestora em diversos cargos ao longo de sua trajetória, no último dia 28 de fevereiro a Reitora Profa. Dra. Wanda Hoffmann defendeu seu Memorial objetivando tornar-se Professora Titular, degrau mais alto como docente em Universidades Federais.

A apresentação foi feita no Departamento de Ciência da Informação, na área sul do campus de São Carlos. Em seu Memorial a Reitora expôs o início de sua formação: origem na fazenda, ensino fundamental e médio. Abordou sua graduação em Engenharia Metalúrgica, na UFOP-MG, tendo sido a única mulher dentre os 50 ingressantes do curso. Estagiou nos Estados Unidos e Canadá e, após formada, trabalhou no Brasil fora da academia. Alguns anos depois, mudou-se para São Carlos e retornou à academia, cursando Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais, na UFSCar. Pautou, ainda, seu ingresso na UFSCar como docente, sua consistente atuação no ensino, pesquisa, extensão e na administração em diversos cargos, culminando em sua atuação como Reitora da UFSCar.

Estiveram presentes diversos orientados da Profa. Wanda –  o que é um indício objetivo de que, mesmo após anos de atuação na gestão da Universidade, incluindo 8 anos como Diretora de Centro e, mais recentemente, 2 anos na Reitoria, a Professora não interrompeu sua atuação acadêmica, mantendo orientações e, inclusive, aulas. Nos intervalos da defesa discutia planos para um projeto de pesquisa envolvendo todo o Departamento de Ciência da Informação. 

A banca foi formada por 5 professores titulares, sendo 4 externos à UFSCar. Dentre os comentários feitos pelos professores, destacou-se a importância da atuação da Profa. Wanda para a construção e consolidação de programas de pós-graduação, grupos e núcleos de pesquisa. Por fim toda a banca aprovou a passagem da Reitora de Docente Associada IV para Titular. Deram boas-vindas à Reitora Wanda Hoffmann como Professora Titular – último degrau da carreira acadêmica – e aplaudiram-na de pé.

Reitora Wanda Hoffmann após apresentação de seu Memorial

Reitora agradece à banca pela aprovação que a tornou Professora Titular

Reitora junto à banca de Docentes Titulares

Reitora junto a alguns de seus orientados de Mestrado e Doutorado

Deixe um comentário

Arquivado em Formação de professores, Gestão de pessoas