Abertura de Workshop Cerrado da UFSCar tem presença da Reitora

O Workshop do Cerrado da UFSCar teve parte da sua programação realizada no Anfiteatro Bento Prado, área norte do Campus São Carlos. Fotos: Comissão organizadora do evento. Texto: Stela Martins (AECR/UFSCar)

Na manhã da segunda-feira, dia 15 de outubro, a Reitora Wanda Hoffmann fez parte da mesa de abertura do Workshop do Cerrado da UFSCar, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do Campus São Carlos. Também compuseram a mesa Marcelo Nivert Schlindwein, dirigente da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), e Liane Biehl Printes, bióloga do Departamento de Apoio a Educação Ambiental (DeAEA), ambos da comissão organizadora do evento.
O Cerrado da UFSCar ocupa cerca de 200 hectares e já teve identificadas 45 espécies de mamíferos e aproximadamente 200 espécies de árvores. Além disso, nos últimos 20 anos um grande número de projetos de pesquisa e extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento (da Biologia à Computação) foram desenvolvidos na área. Por conta disso, um dos objetivos do evento é promover o compartilhamento de resultados de pesquisas e de atividades científico-culturais que tenham como foco o Cerrado do Campus de São Carlos da UFSCar e propiciar o encontro de pesquisadores e interessados nesse bioma.
Em sua fala na abertura do evento, a Reitora Wanda Hoffmann apontou a importância da preservação do Cerrado: “Aprendi em eventos como esse a apreciar o Cerrado, e o quanto é fundamental para a UFSCar preservar esse tipo de bioma. E a responsabilidade por essa preservação envolve toda a comunidade interna e externa. Como fonte inesgotável de pesquisa para as áreas já tradicionalmente envolvidas, mas também para estudos multidisciplinares. Não medimos, nem mediremos esforços para garantir a preservação do Cerrado da UFSCar. Quero agradecer a presença de todos vocês”. Na programação foram abordados temas como restauro e recuperação, corredor ecológico, plantas invasoras e uso do fogo.

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em Assuntos Comunitários e Estudantis, Divulgação científica, Eventos