Reitoria sedia roda de conversa sobre Educação das Relações de Gênero

A Reitora Wanda Hoffmann abriu a atividade conduzida pela SAADE. Fotos – Stela Martins (AECR/UFSCar)

Servidores técnico-administrativos, docentes e trabalhadores terceirizados que atuam no prédio da Reitoria da UFSCar reuniram-se nesta terça-feira, dia 3 de abril, para participar, por orientação da Reitora Wanda Hoffmann, de uma roda de conversa sobre Educação das Relações de Gênero, conduzida pela Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE).

Inicialmente, foram apresentadas pelo Secretário Geral da SAADE, Djalma Ribeiro Junior, e pela Coordenadora da Coordenadoria de Diversidade e Gênero da SAADE, Natália Rejane Salim, os dispositivos conceituais sobre diferença de orientação sexual e identidade de gênero, legislações que garantem os direitos da população Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) e a caracterização de posturas que se configuram como discriminatórias e preconceituosas. Em 2017, a SAADE coordenou mais de 60 rodas de conversas como essa que tentam colocar os participantes no lugar daqueles que vivem essas questões:

“A dinâmica que fazemos tenta sensibilizar as pessoas sobre a dura vida que a população LBGT leva, mostrando como essas pessoas são tratadas nas redes sociais, por exemplo. Enfim, vamos além das questões meramente técnicas e teóricas para que seja possível também sentir um pouco da realidade que tem ódio e preconceito.”, explicou Djalma Ribeiro Júnior.

A Reitora Wanda Hoffmann abriu a atividade falando sobre a importância do respeito recíproco em todos os ambientes, principalmente na Universidade: “Essas questões de gênero precisam ser compreendidas no ambiente universitário que reúne pessoas de gerações diferentes, com entendimentos diferentes sobre os vários assuntos. A compreensão dos conceitos e dessas questões dos grupos que aqui existem e são tão diversos é fundamental para garantir a convivência harmoniosa na Universidade”, finaliza.

Deixe um comentário

Arquivado em Assuntos Comunitários e Estudantis, Equidade, Gestão de pessoas