Reitora participa da CLXIX Reunião do Conselho Pleno  Andifes

A Reitora Wanda Hoffmann acompanha o debate na Câmara dos Deputados sobre o orçamento para 2018.

Na terça-feira (21), a CLXIX Reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), começou com um encontro com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro.
A Reitora Wanda Hoffmann estava entre os reitores quando foi apresentado um panorama da situação financeira das Universidades Federais, à partir de 2014 após a aprovação da Emenda Constitucional 95, que congela os investimentos nas áreas prioritárias, como a educação, por 20 anos.
O presidente da Andifes, reitor Emmanuel Zagury Tourinho (UFPA), ressaltou que não falta eficiência na gestão nas universidades, mas, sim, falta de cumprimento do pacto orçamentário previsto. “Nós temos algumas centenas de obras paralisadas em todas as universidades, o processo de expansão não está concluído. O ministério da Educação fez um levantamento do passivo desse elenco de obras e totaliza algo próximo de R$ 3 bilhões de reais. Nos últimos dois anos, o MEC cortou do orçamento de investimento das universidades R$4 bilhões. Todas essas obras estariam concluídas, se não tivesse havido uma mudança naquilo que estava planejado, estava pactuado e definido. Quando os valores pactuados eram repassados e atualizados, as universidades concluíram as obras que garantiram parte importante desse processo de expansão.”
Houve também uma reunião na Câmara dos Deputados, para debater sobre novos cortes para o ensino superior e para a área de ciência e tecnologia, previstos na proposta orçamentária para 2018, encaminhada pelo governo ao Congresso e a Reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participou da discussão. Além da Andifes, estavam presentes representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROIFES), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (FASUBRA), União Nacional dos Estudante (UNE), DCEs, Associações de Pós-graduados (APG), Deputados Federais, Senadores e Ministros de Estado.
“A presença de tantas entidades representativas e as 3 horas de debate demonstram a magnitude da preocupação de todos com as perspectivas para o próximo ano.”, disse Hoffmann.
HU
Também durante a CLXIX Reunião do Conselho Pleno da Andifes, a Reitora Wanda Hoffmann pode conversar com membros da diretoria da  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) sobre o Hospital Universitário e as ampliações que são implementadas no HU de São Carlos.

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria