Até a próxima terça-feira (3/5), estudantes de 14 cursos de graduação dos quatro campi da UFSCar podem concorrer a uma das 12 vagas de mobilidade estudantil por meio do programa Escala de Graduação, promovido pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Dentre outros requisitos determinados pelo edital, quem concorrer às vagas deve ter concluído entre 40% e 90% do curso.

Nesta oferta, podem concorrer estudantes dos cursos de Música, Pedagogia, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Psicologia, Fisioterapia, Linguística e Letras com habilitação em Espanhol, no Campus São Carlos. No Campus Sorocaba, os cursos são Administração, Ciências Econômicas e Geografia. No Campus Araras, podem concorrer estudantes de Biotecnologia, e, em Lagoa do Sino, pela primeira vez poderão concorrer estudantes das engenharias Agronômica, Ambiental e de Alimentos. Os resultados serão divulgados até o final da próxima semana.

A Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) da UFSCar faz a gestão do Programa na Universidade, sendo responsável pela definição das universidades parceiras, acordadas em reunião dos Delegados Assessores da AUGM, e pelo recebimento e homologação das inscrições. As ofertas são recíprocas, ou seja, o mesmo curso que enviar estudante a uma universidade recebe outra pessoa da mesma universidade. Ambas as instituições destinam recursos próprios para custear as estadias.

A UFSCar participa desde 2001, e ao longo dos anos vem aumentando o número de oportunidades oferecidas. Desde o ano passado são oferecidas 12 vagas por semestre, distribuídas entre os cursos de graduação em sistema de revezamento. Com o expressivo aumento das oportunidades de intercâmbio a partir da implantação do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), a SRInter passou a priorizar os cursos que não são contemplados pelo CsF, e neste ano pôde incluir o Campus Lagoa do Sino, que pela primeira vez tem estudantes com mais de 40% do curso concluído para atender à exigência da AUGM.

O Escala (Espaço Acadêmico Comum Ampliado Latino-Americano)  é identificado pela AUGM como um programa que orienta o desenvolvimento de suas atividades, ao buscar impulsionar e fortalecer o processo de construção de um espaço acadêmico comum regional por meio da mobilidade de estudantes, docentes e pessoal técnico-administrativo. Seu princípio é que a convivência entre pessoas de diferentes universidades e países fomenta o intercâmbio acadêmico-cultural e promove o melhor conhecimento dos diferentes sistemas de Educação Superior instalados na América Latina. Fazem parte da AUGM 31 universidades, sendo 11 brasileiras e as outras da Argentina, da Bolívia, do Chile, do Paraguai e do Uruguai.
Outras informações devem ser consultadas no edital, disponível no site da SRInter. Informações sobre acordos de cooperação e programas de intercâmbio para estudantes de graduação podem ser consultadas pessoalmente na SRInter, localizada no edifício da Reitoria, na área Sul do Campus São Carlos, pelo e-mail srinter@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8402.

Comentários desativados em SRInter: UFSCar oferece vagas de intercâmbio para Argentina, Chile e Paraguai a estudantes de 14 cursos de graduação

Arquivado em Internacionalização, Oportunidades