ProPq: Edital de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSCar recebe inscrições até dia 31

A Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) da UFSCar, por meio de sua Coordenadoria de Iniciação Científica e Tecnológica, publicou no início deste mês o edital de seleção para desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) na Universidade. O edital compreende as bolsas de Iniciação Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) – do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Pibic nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) – e do Programa de Apoio ao Docente Recém-Doutor (PADRD) da UFSCar.

Neste ano, o edital passa a abranger também as atividades de ICT sem remuneração, que deverão ter seus projetos submetidos nos mesmos prazos do preenchimento da cota de bolsas, para vigência de agosto deste ano a julho de 2017. A mudança tem o objetivo de unificar as ofertas e permitir o melhor acompanhamento institucional das atividades realizadas. Outra novidade do edital é a possibilidade de orientação por docentes integrantes da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e pelos Professores Sênior da Universidade vinculados a unidades administrativas, reafirmando a importância das duas categorias para o desenvolvimento da pesquisa e a formação dos estudantes na UFSCar.

Os projetos submetidos ao edital passarão por avaliação de pareceristas, que atribuirão notas a projeto, orientador e estudante. A soma desses resultados constituirá a nota final, que passará pela aprovação do Comitê de Iniciação Científica e Tecnológica (CoICT) da ProPq. Os primeiros resultados serão divulgados em 15 de junho. Para outras informações, o e-mail da Coordenadoria é coordic@ufscar.br.

ICT

Na UFSCar, as pesquisas de Iniciação Científica e Tecnológica são organizadas por meio do Programa Unificado de Iniciação Científica e Tecnológica (Puict), coordenado pela Coordenadoria de Iniciação Científica e Tecnológica da ProPq. Em 2015, 914 estudantes, de todos os campi da Universidade, realizaram pesquisas de ICT. No último edital, foram recebidos 775 projetos, concorrendo às 370 bolsas do CNPq. Além destas, foram concedidas outras 284 bolsas de Iniciação Científica pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e 31 bolsas de Iniciação Científica e/ou Tecnológica junto ao CNPq na modalidade balcão, além de 229 projetos de ICT sem remuneração.

A Coordenadora de Iniciação Científica e Tecnológica da ProPq, Luciana Thie Seki Dias, explica que a ICT tem o objetivo de estimular os pesquisadores da UFSCar a envolverem estudantes de graduação nas suas atividades científicas, proporcionando a aprendizagem de métodos de pesquisa. “A iniciação deve estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade nas situações criadas pela pesquisa, além de contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação, valorizando a iniciação no processo da pesquisa científica. Isto se dá por meio da interação com e entre professores e pesquisadores e, sempre que possível, com profissionais em empreendimentos econômicos diversos e outras organizações sociais no País”, avalia.

Comentários desativados em ProPq: Edital de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSCar recebe inscrições até dia 31

Arquivado em Oportunidades, Pesquisa