A equipe da Secretaria Geral de Informática (SIn) da UFSCar participou no início do mês de atividade de capacitação voltada ao aprimoramento dos processos de elaboração de termos de referência para a compra de bens e serviços de tecnologia da informação. Ministrada pela Diretora Adjunta de Compras de Tecnologias da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Anne Camila Domenici, a atividade visou o compartilhamento de procedimentos e boas práticas adotadas pelo IFSP em todos os seus campi no que se refere à aquisição de computadores, softwares e outros itens.

A iniciativa partiu da identificação, pela equipe da Sin, de dificuldades na elaboração do termo de referência utilizado em compras por processo de licitação, que depende de procedimentos bastante específicos na área da informática. A partir disso, foi feito o convite à gestora do IFSP. Participaram do treinamento as equipes da SIn de todos os campi da Universidade que contribuem com os processos de aquisição.

Um dos temas abordados no encontro foi a justificativa para realizar a compra. Ao elaborar o termo de referência, que especifica o item a ser adquirido, recomenda-se a reflexão sobre a necessidade de cada aspecto do bem ou serviço. Formulários apresentados às equipes contêm questões que auxiliam os servidores a pesquisar alternativas e verificar questões de sustentabilidade, além de outros parâmetros que demonstram boa relação custo-benefício. A Chefe da Seção de Suporte Computacional da SIn, Mesailde Souza de Oliveira Matias, explica que a capacitação contribui para a melhor compreensão das normativas do Governo Federal para a aquisição de soluções de tecnologia da informação, bem como com as metas do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da Universidade. “Pudemos aprender uma forma bastante objetiva e eficaz de reunir documentos e realizar procedimentos para os processos de compra, inclusive refletindo sobre a racionalização do uso do recurso público. Enfrentar os gargalos da contratação de bens e serviços é uma das metas do nosso PDTI, e com esse compartilhamento de experiência acredito que estamos mais aptos a participar com mais segurança desse processo que é bastante complexo”, afirma.

Comentários desativados em Equipe da SIn participa de capacitação para compras de bens e serviços de tecnologia da informação

Arquivado em Compras, Gestão