Bibliotecas da UFSCar adotam novo sistema online

As quatro bibliotecas da UFSCar concluíram recentemente a implantação de um novo sistema online de gerenciamento de acervo, o Pergamum. O software, adquirido no final de 2014 com recursos da ordem de 67 mil Reais, funciona em rede com mais de 400 bibliotecas universitárias do País. A rede proporciona uma série de ganhos administrativos para as unidades, operando com a chamada “catalogação cooperativa”, na qual as bibliotecas que adotaram o sistema compartilham as informações sobre os volumes catalogados. Dessa forma, quando um novo livro chega à biblioteca, é possível consultar o extenso acervo de informações já inseridas no sistema, em vez de inseri-las manualmente. Outro benefício é a geração de relatórios sobre o acervo da Universidade, o que é importante para planejar aquisições e ter o melhor aproveitamento dos volumes disponíveis.

Com o novo software, as quatro bibliotecas da Universidade – Biblioteca Comunitária (BCo), Biblioteca Campus Lagoa do Sino (B-LS), Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) e Biblioteca Campus Araras (B-Ar) – passam a adotar as mesmas regras para empréstimos, padronizando os serviços prestados à comunidade. Na avaliação da Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar, Lígia Maria Silva e Souza, a implantação do Pergamum representa uma nova fase para as unidades e consolida a criação do SIBi. “Foram quase 12 meses de muito trabalho para que a implantação pudesse ser feita, e, neste tempo, promovendo o diálogo entre as equipes das bibliotecas, pudemos padronizar os serviços e equalizar demandas. O software facilita a integração de nossas quatro bibliotecas, o que, junto da primeira reunião do Conselho do SIBi, representa um marco importante da consolidação do Sistema”, afirma.

Para os usuários das bibliotecas, o maior refinamento nas buscas e as possibilidades de interação com o sistema estão entre os maiores benefícios. O sistema envia automaticamente notificações por e-mail sobre prazos de devolução e aquisição de obras de áreas de interesse selecionadas. É possível também salvar buscas e inserir comentários nos livros. Além disso, o software possui interface amigável e versão para smartphones, permitindo que o usuário acompanhe em tempo real a disponibilidade dos itens.

Transição

A migração dos dados do sistema antigo para o Pergamum foi realizada no período das férias letivas, quando o movimento nas bibliotecas diminui bastante. Para o início das aulas, o SIBi está finalizando uma cartilha com orientações sobre o sistema, e as unidades dos quatro campi preparam suas equipes para atender os usuários que possam ter dificuldades. O autoempréstimo se encontra na fase final de testes e não estará disponível nas primeiras semanas de aula. O treinamento oferecido aos estudantes ingressantes para a utilização das bibliotecas foi atualizado e está disponível para toda a comunidade. “É natural que o usuário habituado ao antigo sistema estranhe o novo e tenha alguma dificuldade. Por isso, o SIBi convida todos a virem até as bibliotecas da UFSCar e conhecerem as possibilidades que o Pergamum oferece. Os coordenadores de curso que desejarem também podem agendar treinamentos para calouros e veteranos. Nossa expectativa é que os benefícios desse novo sistema reflitam em cada vez mais uso das bibliotecas”, afirma a Diretora do SIBi.

Comentários desativados em Bibliotecas da UFSCar adotam novo sistema online

Arquivado em Acesso à informação, TIC