livro_jabutiA obra “Raízes da Intolerância” – organizada pelo docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar João Angelo Fantini e publicada pela Editora da UFSCar (EdUFSCar) – é uma das 10 finalistas na categoria “Psicologia, Psicanálise e Comportamento” do 57º Prêmio Jabuti. Para o Diretor da EdUFSCar, Oswaldo Mário Serra Truzzi, a presença constante da UFSCar na premiação é resultado de esforços conjuntos e um grande prestígio para a Universidade. “O Jabuti é o prêmio de maior relevância do cenário editorial brasileiro e reconhece não apenas os autores, mas também as editoras e outros profissionais ligados à criação e à produção do livro. Felizmente, ao longo dos últimos anos, os livros publicados pela EdUFSCar vêm marcando presença nessa premiação tão disputada por todas as editoras que operam no País. No ano passado, por exemplo, a obra ‘Tenho um Aluno Surdo, e Agora? Introdução à Libras e Educação de Surdos’, organizada pelas docentes da UFSCar Cristina Lacerda e Lara Santos e também publicada pela Editora, venceu na categoria Educação. Além disso, várias outras concorreram e foram classificadas entre os finalistas do Prêmio, o que é um grande reconhecimento do trabalho de nossos autores e da EdUFSCar”, afirma Truzzi.

“Raízes da Intolerância” aborda questões como etnocentrismo, racismo, xenofobia, homofobia, preconceitos sociais e religiosos. Os capítulos da obra apresentam perspectivas teóricas de diferentes autores, ao abordar um extenso e variado conjunto de processos de intolerância que ajuda o leitor a pensar como eles podem ser intercambiáveis. “Meu capítulo, ao final, contempla os aspectos históricos, culturais e políticos, além dos psíquicos, naturalmente, envolvidos nos mecanismos de racialização do outro. Discuto os processos de intolerância a partir da implantação das ações afirmativas na educação no Brasil, fazendo um contraponto com a forte experiência do multiculturalismo na Inglaterra, tentando oferecer uma reflexão aos processos de inclusão, nos quais a UFSCar tem papel pioneiro e dos mais relevantes”, explica Fantini. O docente explica que criou, há alguns anos, uma linha de pesquisa denominada “Estudos sobre a Intolerância”, ao perceber que, apesar do problema ser tão antigo quanto a Humanidade, do ponto de vista da Psicanálise faltavam trabalhos mais consistentes no sentido de entender as questões subjetivas estruturais que aproximam as diversas formas de intolerância e que avançam além das questões sociais e históricas. “Este trabalho iniciado na UFSCar prosseguiu na Inglaterra durante meu pós-doutorado, em 2012, no Birkbeck College da Universidade de Londres, que congrega nos seus quadros alguns do intelectuais atualmente mais importantes nesse campo de estudos, como Slavoj Zizek, Stephen Frosh e Derek Hook (ambos presentes no livro), Lynne Segal, e professores visitantes com quem, por alguma sorte, tive o prazer de trabalhar naquele ano, como Judith Butler”, relata.

Além dessa obra, figuram entre os finalistas desta edição do Jabuti os livros “História concisa da Língua Portuguesa” e “Biologia da Polinização”, que também têm autoria de docentes da UFSCar. Renato Miguel Basso, docente do Departamento de Letras (DL), é um dos autores da obra que aborda a história da Língua Portuguesa desde suas origens remotas até os dias atuais, com especial atenção ao Brasil. O outro título é de autoria da docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) Kayna Agostini, junto com pesquisadores de outras instituições. A obra aborda aspectos históricos, morfológicos e ecológicos sobre Biologia da Polinização e destaca-se pela abordagem evolutiva, tendo origem na preocupação de seus autores com a disponibilização de material de relevância acadêmica na área a estudantes de todo o Brasil.

Os três primeiros colocados em cada categoria do 57º Prêmio Jabuti serão conhecidos em 19 de novembro, quando será realizada uma nova apuração aberta ao público. A cerimônia de entrega aos vencedores será realizada no dia 3 de dezembro.

Comentários desativados em Livro organizado por docente da UFSCar e publicado pela EdUFSCar está entre os finalistas do Prêmio Jabuti

Arquivado em Prêmios, Publicações