UFSCar oferece cursos preparatórios para o TOEFL para todos os níveis de proficiência

Estão abertas até o meio-dia da próxima sexta-feira (13/11) as inscrições em curso preparatório para o exame de proficiência em Língua Inglesa TOEFL ITP, oferecido gratuitamente pela UFSCar para todos os interessados da comunidade universitária e, também, para pessoas sem vínculo com a Universidade. O curso acontece no Campus São Carlos de 16 de novembro a 4 de dezembro, em diferentes períodos. A oferta é uma iniciativa do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na UFSCar, responsável também pela aplicação gratuita do Exame.

Na Universidade, o TOEFL ITP é aplicado com três objetivos distintos: o diagnóstico inicial do nível de proficiência da comunidade universitária, para planejamento das ações do Programa; o nivelamento dos potenciais alunos para os cursos presenciais oferecidos; e, também, a utilização dos resultados para participação em editais de mobilidade, especialmente aqueles vinculados ao programa Ciência sem Fronteiras. A realização do TOEFL é o ponto de partida para a inscrição nos demais cursos oferecidos pelo IsF, independentemente do desempenho obtido na prova.

A Coordenadora Pedagógica do IsF na UFSCar, Eliane Hercules Augusto Navarro, docente do Departamento de Letras (DL), explica que o curso preparatório permite que os interessados conheçam a estrutura do Exame e estratégias tanto de preparação para a prova, como para respondê-la. “O objetivo dessa oferta não é ensinar o Idioma, mas promover um contato inicial com o Exame e estimular as pessoas a fazerem a prova. Muitas vezes, pessoas com proficiência na Língua Inglesa acabam não tendo bom desempenho no Exame por não conhecê-lo. Com o curso, é possível que o aluno fique mais à vontade com a estrutura da prova e tenha acesso a materiais para estudar sozinho”, destaca. Outro aspecto importante do curso é encorajar a comunidade universitária a fazer a prova e, a partir disso, participar das demais ofertas de cursos. Navarro explica que, no momento, não há oferta de turmas A1 – equivalente ao primeiro nível da categoria iniciante, para aqueles que têm pouco ou nenhum conhecimento do Idioma –, pois não há demanda a partir da realização do TOEFL. Na avaliação da docente, isto pode estar ocorrendo por esse público se sentir intimidado em realizar o Exame. “É importante que as pessoas vejam o TOEFL oferecido pela UFSCar não apenas como um teste. Se a pessoa sabe muito pouco da Língua Inglesa, ela deve fazer o Exame não com a finalidade de avaliar sua proficiência, mas como porta de entrada para os cursos que oferecemos. Apenas a partir do TOEFL é que podemos identificar a demanda por turmas iniciantes, ou de quaisquer outros níveis, e oferecer cursos nos quais será possível aprender Inglês”, recomenda.

Para se inscrever no curso preparatório para o exame TOEFL ITP, o interessado deve acessar o formulário disponível em http://ufscarisf.wix.com/idiomas. Outras informações podem ser obtidas na página do Facebook do IsF na UFSCar, pelo e-mail ufscar.isf@gmail.com ou pessoalmente, na recepção do edifício AT10 do Campus São Carlos. O contato também pode ser feito pelo telefone (16) 3306-6867. Já as inscrições para o TOEFL ITP devem ser feitas diretamente na página do IsF, onde também é possível consultar as próximas aplicações a serem realizadas na UFSCar.

Comentários desativados em UFSCar oferece cursos preparatórios para o TOEFL para todos os níveis de proficiência

Arquivado em Internacionalização, Oportunidades