UFSCar recepciona os mais de cem novos servidores dos campi Araras e São Carlos

Reitor, Vice-Reitor e Pró-Reitores da UFSCar dão boas vindas aos novos servidores da Universidade (Foto: Enzo Kuratomi – CCS/UFSCar)

Teve início na última segunda-feira, dia 5 de outubro, a “Integração de Novos Servidores – 2015”, evento promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) como parte das ações voltadas à promoção e valorização dos servidores da Instituição. O evento, realizado no Teatro Universitário Florestan Fernandes, no Campus São Carlos, foi direcionado aos servidores docentes e técnico-administrativos dos campi Araras e São Carlos que tomaram posse de outubro de 2014 até agora, sendo 100 em São Carlos (60 docentes e 40 técnico-administrativos) e 14 em Araras (dez docentes e quatro técnico-administrativos).

Na abertura do evento, o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, deu as boas vindas aos presentes e destacou o processo de expansão das universidades federais nos últimos anos. “A UFSCar vem crescendo de forma significativa. É uma Universidade que se modificou de tal forma que não imaginávamos que seria possível. Em pouco mais de 10 anos, crescemos o planejado inicialmente para um período de 20 anos. Vocês têm o desafio de fazer com que a Instituição continue tendo lugar de destaque no cenário nacional e internacional”, afirmou Araújo Filho. O Reitor ainda ressaltou as ações voltadas aos servidores e citou como exemplo o incentivo à formação de docentes no exterior e a criação do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP), voltado aos servidores técnico-administrativos da Universidade.

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Mauro Rocha Côrtes, também ressaltou o processo de transformação que a UFSCar vem passando. “Cerca de 60% do total de servidores que hoje integram o nosso quadro ingressaram a partir de 2008. Enfatizo que aqui fazemos uma gestão com pessoas, valorizando o trabalho dos servidores, que são os que mantêm nossa estrutura funcionando e crescendo ano após ano. Este momento de integração é importante para que todos conheçam a fundo a Instituição da qual fazem parte, e possam aproveitar todas as oportunidades que ela oferece, e contribuir para o seu sucesso pelos melhores caminhos”, disse Côrtes.

Também integraram a mesa de abertura a Pró-Reitora de Graduação, Claudia Raimundo Reyes, o Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação, Guillermo Antonio Lobos Villagra, a Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo, a Pró-Reitora de Extensão, Claudia Maria Simões Martinez, e o Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Geraldo Costa Dias Júnior, que falaram sobre o papel de cada uma das pró-reitorias. No período da tarde, as atividades tiveram continuidade com as apresentações da Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI) e da Secretaria Geral de Informática (SIn), além do Estatuto e Regimento Geral da UFSCar e sobre Ética no Serviço Público.

A “Integração de Novos Servidores 2015” terá sua segunda etapa em São Carlos no dia 15 de outubro, quando serão abordados, entre outros temas, noções de Direito Administrativo, plano de carreira, avaliação de desempenho para fins de progressão, plano de trabalho, estágio probatório e avaliação de desempenho, afastamentos e licenças, capacitação e qualificação, os diversos tipos de auxílio, férias e aposentadoria. Para os servidores docentes e técnico-administrativos dos campi Sorocaba e Lagoa do Sino a Integração será realizada no Campus Lagoa do Sino, nos dias 15 e 20 de outubro.