cog_siga

Reitor apresenta o lançamento do SIGA em reunião do Conselho de Graduação (Foto: Beatriz Maia – AECR/UFSCar)

O Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), que substituirá o ProGradWeb, entrará em operação no dia 9 de novembro. O comunicado foi feito durante Reunião Extraordinária do Conselho de Graduação (CoG) na última segunda-feira (28/9), que contou com a participação do Reitor da UFSCar, Targino de Araujo Filho, acompanhado do Secretário Adjunto de Informática, Érick Lázaro Melo. O novo sistema foi desenvolvido pela Secretaria Geral de Informática (SIn) da UFSCar em diálogo com a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad).

O processo de desenvolvimento do SIGA teve início em meados de 2012, quando a SIn realizou um estudo junto à ProGrad para identificar as necessidades para o novo sistema. Subsidiada pelo conhecimento adquirido ao longo dos quase 15 anos de funcionamento do ProGradWeb, em uso desde 1998, a equipe da SIn desenhou o processo de reengenharia do sistema para contemplar novas demandas da Universidade e utilizar tecnologias mais modernas. A princípio, uma empresa, contratada por meio de licitação, desenvolveria o sistema, cabendo à Secretaria assumir sua manutenção e atualização. Entretanto, em razão de dificuldades técnicas para contemplar as especificidades do desenvolvimento, o contrato com a empresa precisou ser rescindido no segundo semestre de 2014, e a SIn assumiu integralmente o processo.

O resultado é um sistema integrado mais rápido e com estrutura flexível, que permitirá futuras expansões e aprimoramentos. O SIGA integrará o ProGradWeb com o Nexos – Sistema de Desenvolvimento do Processo de Ensino e Aprendizagem – e permitirá novas funções, além de realizar as atuais com mais agilidade. Entre as mudanças, destaca-se a flexibilidade para contemplar inovações nas práticas pedagógicas. Um exemplo são os cursos de graduação organizados por ano, como é o caso do curso de Medicina, e não semestralmente, bem como a avaliação por conceitos em vez de notas. A implementação de novas funcionalidades será feita em etapas, de acordo com as necessidades levantadas. Por se tratar de um sistema dinâmico e bastante flexível, a SIn trabalha constantemente em seu aprimoramento.

No dia 9 de outubro, o ProGradWeb será fechado para a inclusão de novos dados, estando disponível apenas para consulta. Desta data até 9 de novembro, todos os dados serão migrados com segurança para o banco utilizado pelo SIGA. O período foi escolhido em razão da baixa necessidade de inclusão de dados no sistema, e demandará pequenas alterações no calendário acadêmico, que já estão sendo informadas aos coordenadores de curso. O banco de dados utilizado pelo SIGA será integrado ao banco utilizado pela SIn para agregar todos os registros acadêmicos, reunidos no “Número UFSCar”. Essa integração conferirá ainda mais confiabilidade ao sistema e permitirá a geração de uma série de indicadores sobre cursos de graduação, disciplinas, docentes e estudantes.

Para capacitar a comunidade universitária, a SIn está preparando vídeos tutoriais e oferecerá também treinamentos presenciais. A capacitação será feita em etapas, conforme as necessidades de uso do sistema de acordo com o calendário acadêmico, como, por exemplo, nos momentos de digitação de notas e inscrição em disciplinas. Durante a apresentação do SIGA, o Reitor da UFSCar destacou os esforços da equipe da SIn e a importância do novo sistema na Universidade. “Gostaria de agradecer à equipe da SIn, que demonstrou extrema competência desenvolvendo esse sistema dentro da UFSCar. Passamos agora por uma fase de grandes investimentos na Secretaria, que têm se mostrado uma aposta muito bem sucedida neste momento de modernização dos nossos sistemas, a exemplo do que já vem sendo feito com as pró-reitorias de Administração e de Gestão de Pessoas. São processos demorados, mas que nos permitem acompanhar o crescimento da Universidade com condições cada vez melhores”, afirmou Araújo Filho.

Comentários desativados em Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA – entrará em operação em 9 de novembro

Arquivado em Graduação, TIC