Tese do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção recebe prêmio da Associação Brasileira de Logística

Leonardo Junqueira, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFSCar, recebeu no final do ano passado o XI Prêmio Abralog de Logística, na categoria Estudante. O Prêmio é oferecido pela Associação Brasileira de Logística (Abralog) desde 2002, como reconhecimento a empresas e estudantes que se destacam por encontrar soluções envolvendo logística e cadeias de suprimento.

Orientado por Reinaldo Morabito Neto, docente do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) e coordenador do Grupo de Pesquisa Operacional (GPO), Junqueira produziu a tese “Modelos e Algoritmos para Problemas Integrados de Roteamento e Carregamento de Veículos”, que propõe modelos para otimizar, concomitantemente, o arranjo de cargas e o planejamento de roteiros de veículos. Junqueira explica que embora problemas de formulação de rotas de veículos e problemas de carregamento de contêineres sejam duas classes bastante exploradas na literatura de pesquisa operacional de maneira independente, trabalhos tratando o problema resultante da combinação de ambos ainda são escassos.

Leonardo Junqueira, premiado por tese que oferece soluções a problemas práticos na área de logística (Foto: Divulgação)

“A pesquisa propõe modelos de programação matemática para representar esses problemas, o que configurou uma primeira motivação para tratá-los de maneira integrada. Além disso, os trabalhos existentes na literatura para o problema combinado apresentam métodos de solução sofisticados e difíceis de serem implementados na prática. Por isso, propus algoritmos capazes de resolver exemplos reais com centenas de clientes e milhares de caixas. Embora não haja garantias de que as soluções obtidas sejam ótimas, os procedimentos são relativamente simples, suficientemente rápidos para resolver exemplos reais, razoavelmente flexíveis para incorporar aspectos práticos, e normalmente garantem boas soluções em tempos computacionais aceitáveis”, explica o pesquisador.

O orientador da pesquisa destaca a aplicabilidade dos resultados e o reconhecimento do trabalho fora da comunidade acadêmica. “Essa pesquisa combina decisões logísticas com a teoria, chegando a resultados bastante interessantes, que são úteis para auxiliar a distribuição de cargas. A Abralog é uma associação formada por membros de grandes empresas e reconheceu o potencial das abordagens propostas. Assim, além do reconhecimento acadêmico, obtivemos o reconhecimento social, na aplicação prática da pesquisa”, afirma Morabito Neto.

Comentários desativados em Tese do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção recebe prêmio da Associação Brasileira de Logística

Arquivado em Pesquisa, Pós-graduação, Prêmios