Reitora participa de reuniões em Brasília pela recomposição orçamentária da UFSCar

Reunião IFEs Brasília Paulo Teixeira0

Reitora e dirigentes de demais universidades e entidades em reunião com a senadora Rose de Freitas (MDB) (Divulgação)

A Reitora Ana Beatriz de Oliveira participou na última semana de uma série de reuniões em Brasília que tiveram como pauta a recomposição orçamentária da UFSCar. Oliveira compôs uma comitiva formada por dirigentes das Instituições Federais de Ensino Técnico e Superior do Estado de São Paulo que têm atuado de forma mobilizada pela recomposição dos orçamentos de 2021 e 2022.

A agenda da Reitora incluiu um encontro, em conjunto com integrantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Comitê Executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), com a senadora Rose de Freitas (MDB), que é presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional.

Os dirigentes e representantes das entidades entregaram para a parlamentar as principais reivindicações referentes ao Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2022, que corresponde a recomposição do orçamento aos patamares de 2019, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Eles também solicitaram apoio a um Projeto de Lei Nacional (PLN) no valor de R$ 1 bilhão para recompor o orçamento de 2021 das universidades federais.

A programação contou ainda com um encontro com os deputados federais, Paulo Teixeira (PT), e Alexandre Leite (DEM), coordenador da Bancada Paulista no Congresso Nacional, para a apresentação das universidades, bem como de suas demandas orçamentárias e de infraestrutura. Participaram também da reunião os reitores da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dácio Matheus, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Silmário Batista dos Santos, e a Reitora em exercício da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Raiane Assumpção.

“Esses encontros foram oportunidades importantes para mostrarmos aos parlamentares a excelência das instituições federais e como a recomposição é fundamental para que possamos continuar oferecendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade, além de garantia das ações de permanência estudantil. As conversas foram muito positivas e já resultaram em novos encontros para essa semana quando realizaremos uma reunião com todas as frentes parlamentares ligadas ao tema da educação”, comentou Oliveira.

A Reitora participou ainda de um encontro com representantes da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC) sobre a estruturação da Residência Médica na UFSCar e o Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos da UFSCar.

Deixe um comentário

Arquivado em Gestão