Comitê Gestor Emergencial realiza primeira reunião e traça plano de trabalho para áreas de vegetação da UFSCar

Presidido pela Reitora Ana Beatriz de Oliveira, o Comitê Gestor Emergencial para áreas de vegetação nos campi da UFSCar realizou ontem (15/9) sua primeira reunião para debater e traçar propostas que visam avaliar o impacto e os encaminhamentos necessários envolvendo o incêndio do dia 5/9, bem como iniciar o planejamento das ações, de médio e longo prazo, para a ampliação das estratégias de restauração, prevenção e promoção das áreas de vegetação de todos os campi da UFSCar.

Oliveira resgatou as informações referentes ao incêndio, destacando que a Universidade está em contato e colaborando com as autoridades que investigam a causa do fogo, bem como encaminhando as ações para o manejo das áreas atingidas. Além da UFSCar, representantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Embrapa Pecuária Sudeste, que também tiveram áreas afetadas pelo incêndio e atuaram junto com a UFSCar no controle do fogo no dia 5/9, apresentaram informações sobre as áreas atingidas.

“Com o trabalho do Comitê, pretendemos criar estratégias permanentes e robustas para proteger ainda mais nossas áreas de vegetação, com um trabalho focado em prevenção permanente e na produção de disseminação de conhecimentos para toda a sociedade e que possa evitar situações como esta em cenários futuros. A presença do IFSP e da Embrapa no Comitê é essencial e fortalece o nosso trabalho para traçarmos as estratégias de proteção de toda essa área que abrange as três instituições e são de fundamental importância para a biodiversidade das nossas regiões”, disse a Reitora.

Na primeira reunião, ficou definida a criação de um subgrupo dentro do Comitê que já começa a atuar na construção de uma parceria com o Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndio Florestais (Prevfogo) do IBAMA para a elaboração de plano de ações para a prevenção e combate a incêndios.

A próxima reunião do Comitê, prevista para o dia 29/9, às 14 horas, será aberta a todas as pessoas interessadas e deverá trazer atualizações sobre a ocorrência do dia 5/9 e apresentar o plano de trabalho do Comitê para que especialistas da UFSCar e da comunidade externa possam tomar conhecimento e participar dos debates que darão subsídio à construção de um plano de ação. Os temas previstos para serem debatidos, além das questões de prevenção e combate a incêndios, são: manejo da área atingida e restauração, prevenção e promoção das áreas de vegetação da UFSCar.

 

Deixe um comentário

Arquivado em Gestão ambiental