Aberto edital para apoio às propostas de Atividades Curriculares de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão do ENPE 4

logo da Pró-Reitora de Extensão

As propostas para o edital podem ser submetidas a partir de 13/9 exclusivamente de forma online pelo sistema ProExWeb

A Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), em parceria com as Pró-Reitorias de Graduação (ProGrad), Pós-Graduação (ProPG) e de Pesquisa (ProPq), lança o edital de apoio à realização de Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE). Incorporadas no contexto dos cursos de graduação, essas atividades equivalem a uma disciplina de quatro créditos, garantindo a creditação no currículo de graduação dos estudantes regularmente matriculados na UFSCar. Elas serão realizadas na modalidade remota durante a vigência do Ensino Não-Presencial Emergencial 4 (ENPE 4).

“As ACIEPE são ações integradoras do Ensino, da Pesquisa e da Extensão que procuram viabilizar e estimular o relacionamento da comunidade universitária com os diferentes segmentos da sociedade. No que diz respeito à comunidade externa, elas buscam democratizar o acesso ao conhecimento, assim como promover as trocas de experiências em uma via de mão dupla, configurando-se em cursos de extensão de 60 horas, gratuitos, com certificação autenticada pela UFSCar aos participantes” explica a Pró-Reitora de Extensão, Ducinei Garcia.

As propostas para o edital podem ser submetidas a partir de 13/9 exclusivamente de forma online pelo sistema ProExWeb (www.proexweb.ufscar.br), por meio de preenchimento de formulário específico disponível na opção “Propor uma nova atividade”. Entre as datas limites às quais os proponentes devem ter especial atenção, encontra-se a de entrada da proposta na área da ProEx do ProExWeb, prevista para 8/10, após o trâmite e aprovação da submissão pelos Departamentos/Setores e pelos Centros da equipe responsável. Mais informações podem ser obtidas na íntegra no Edital. Acesse!

Para o projeto ser submetido, é necessário que contemple pelo menos uma das Áreas Temáticas previstas no Plano Nacional de Extensão Universitária (Comunicação; Cultura; Direitos Humanos; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia; e Trabalho) e respeite os prazos indicados no cronograma de ações do Edital.

Serão selecionadas até vinte propostas de ACIEPE para serem apoiadas, cada uma, com quatro meses de bolsa de extensão para estudantes de graduação regularmente matriculados na UFSCar. Poderão submeter propostas os servidores docentes efetivos ou voluntários/seniores (desde que contemplem atividades de extensão em seu plano de trabalho e que o período de contratação englobe o período do Edital), sem atrasos na entrega de relatórios de Atividades de Extensão finalizadas até fevereiro de 2021 sob sua responsabilidade.
O edital conta com uma Comissão Assessora Mista da ACIEPE (CoACIEPE) que irá acompanhar e assessorar todos os trâmites do processo de seleção. Integram a Comissão representantes das Pró-Reitorias de Graduação, de Extensão, de Pesquisa e de Pós-graduação e/ou de seus Conselhos.

“O edital visa incentivar propostas que permitam a integração e composição de saberes-fazeres plurais e dialógicos dos diferentes grupos e programas de extensão através de temas e estratégias multidisciplinares; a promoção de ações práticas com impacto efetivo na comunidade; o estímulo à realização de atividades em diálogo com movimentos sociais, centros comunitários, instituições públicas; e a participação de estudantes de graduação como protagonistas na realização de atividades de extensão a partir da formação técnica e cidadã”, comentou Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva, responsável pela Coordenadoria de Extensão Associada (CEAs) da ProEx e presidente da CoACIEPE.

 

 

Deixe um comentário

Arquivado em Extensão